Apps: afinal quantas temos instaladas nos nossos smartphones?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

As aplicações para dispositivos móveis são parte integral do nosso quotidiano. É através destes pequenos programas para os nossos telefones Android e iOS que acedemos ao mundo, interagimos com outras pessoas e geralmente tirarmos proveito dos smartphones.

Sem surpresa, a utilização de apps tem aumentado de forma gradual e consistente ao longo dos últimos anos, sobretudo entre os utilizadores mais jovens. Porém, qual é a média de apps instaladas em smartphones Android e iOS (iPhone)?

Agora temos uma resposta mais precisa.

São raros os jovens com menos de 10 apps instaladas nos smartphones

Apps smartphones Android

Tal como apontam os resultados deste estudo, são os utilizadores mais jovens que têm a maior quantidade de apps instaladas nos respetivos smartphones. Nesta faixa etária, apenas uma fração diminuta se considera minimalista com menos de 10 apps nos seus smartphones - cerca de 8%.

Em seguida, cerca de 17% dos utilizadores reportaram ter entre 10 a 20 apps nos respetivos smartphones Android e iOS, utilizando-as no quotidiano. Ainda assim, são valores aquém da maioria dos utilizadores com 31 apps, em média, instaladas nos telefones.

Os utilizadores com 16 anos até aos 29 referiram ter cerca de 42 aplicações instaladas nos smartphones. A cifra a diminuir com o avanço da idade, atribuindo-se esta tendência à maior apetência tecnológica e curiosidade dos mais novos.

Temos 31 apps instaladas em média nos nossos smartphones

Apps smartphones Android

A grande miríade de aplicações disponíveis para os nossos smartphones permite-nos fazer quase tudo através destes nossos dispositivos mágicos. Seja para encomendar comida, ou até entregar documentos importantes, há inevitavelmente uma app para isso.

Muito além das redes sociais e aplicações de streaming, seja para entretenimento ou produtividade, há novas apps a chegar à Play Store a App Store a cada dia que fazem as nossas delícias.

Em suma, esta é uma tendência que deverá continuar a aumentar, com o nosso apetite por aplicações a ser estimulado e acompanhado pela melhoria de desempenho dos nossos telefones.

Em simultâneo, o estudo também referiu que as apps sociais mais populares continuam a ser o Facebook, WhatsApp e Instagram. A estas somam-se as apps de navegação como o Google Maps, de email e mensagens.

Por fim, esta pesquisa refere que os utilizadores dificilmente apagam estas aplicações após a sua instalação. Mesmo que não as usem, são raramente removidas dos dispositivos móveis.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.