Apple: WWDC 2023 pode trazer dois equipamentos há muito tempo esperados

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

De 5 a 9 de junho, a Apple vai realizar a edição deste ano da conferência WWDC. Mas parece que este ano, o evento não vai apresentar somente os novos sistemas operativos do universo Apple.

Vários rumores estão a avançar que a empresa de Cupertino irá utilizar o palco da WWDC para finalmente revelar o seu headset AR/VR e um novo MacBook Air de 15 polegadas com maior autonomia.

Novo MacBook Air de 15 polegadas pode chegar já no WWDC 2023

Imagem do portátil MacBook Air
Na conferência WWDC 2023 pode ser apresentado um novo modelo do MacBook Air Crédito@Apple

Há muito tempo que é esperado que a Apple lance um novo MacBook Air com 15 polegadas. Alguns fãs da marca tinham já perdido a esperança de vir a conhecer este equipamento nos próximos tempos. Mas eis que Mark Gurman, jornalista da agência Bloomberg, reacende todas as expetativas para este portátil.

O conhecido jornalista está a avançar que na conferência WWDC deste ano – que decorre entre 5 e 9 de junho –, a empresa de Cupertino vai revelar o modelo, lado a lado, com todos os novos sistemas operativos do universo Apple.

Poucas são as informações conhecidas sobre o novo modelo Air. É esperado que chegue equipado com o processador M2, proprietário da marca, e que disponibilize várias configurações de GPU.

Ao que tudo indica, um dos seus grandes argumentos de venda é que vai fornecer a melhor autonomia de bateria de sempre desta série de portáteis, devido à eficiência energética do processador.

Mas estas são as únicas informações disponíveis sobre um modelo que é falado (e esperado) há demasiado pelos seguidores fiéis da Apple.

Recursos esperados no novo headset AR/VR da Apple

Outros dos equipamentos mais aguardados é o inovador hedaset AR/VR que a Apple está já a desenvolver há algum tempo. Dizem os rumores que será finalmente revelado na conferência WWDC, mas não há ainda certezas de que a Apple o faça.

Independentemente da data da sua revelação, alguns dos seus recursos foram já desvendados e a confirmarem-se estamos perante um dispositivo inovador.

Ao que tudo indica, o headset Apple vai integrar um scanner para reconhecimento da íris e que pode avaliar o padrão ocular do utilizador. Este recurso poderá permitir que o headset seja utilizado para fazer pagamentos, de forma segura.

Outro recurso bastante interessante será o rastreamento da expressão facial. A funcionalidade vai rastrear e interpretar as expressões faciais do utilizador para depois as reproduzir no avatar virtual.

É ainda esperado que o novo headset chegue com reconhecimento de voz e gestos e até permita digitação aérea. Por outras palavras, o dispositivo, através das câmaras integradas, vai reconhecer o movimento dos dedos do utilizador e receber assim a entrada de texto.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt