iPhone pode ser banido da União Europeia se tiver limitações no USB-C

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A implementação da entrada USB-C deve concretizar-se com o lançamento dos iPhone 15. Vários rumores sustentam que a Apple deverá incorporar algumas limitações nesta transição, mas a União Europeia está preparada para tomar medidas drásticas caso isso se confirme.

O aviso foi deixado pelo comissário europeu para o mercado interno Thierry Breton. Numa carta enviada à Apple, Breton avisa que a empresa enfrenta uma possível proibição de vendas caso os rumores se confirmem.

UE está disposta a descartar o iPhone dos seus mercados caso a sua lei não seja cumprida

Conforme a legislação europeia, as empresa tecnológicas têm até 28 de dezembro de 2024 para implementarem o USB-C nos seus dispositivos eletrónicos. O objetivo é reduzir o desperdício eletrónico com a adoção de um padrão universal que permita a reutilização de acessórios.

iPhone USB-C

A Apple já confirmou que irá cumprir com esta lei e o salto pode ser dado já este ano com o lançamento dos iPhone 15. São vários os rumores a sustentar a presença da entrada USB-C nestes dispositivos, porém, com algumas limitações.

A tecnológica norte-americana estará a preparar limitações de velocidades no caso de cabos USB-C não oficiais sejam utilizados nos iPhone 15. Para desbloquear todo o potencial desta entrada, os utilizadores devem adquirir acessórios certificados pelo programa MFi.

Perante esta possibilidade, a União Europeia deixa bem claro que não irá tolerar manobras que permitam fugir aos fundamentos do seu documento legai. Com efeito, Thierry Breton ameaça já a Apple com uma potencial proibição de vendas dos iPhone 15 na UE.

Segundo o que avança a publicação Die Zeit, Breton refere que "dispositivos que não atendem aos requisitos do carregador único não receberão aprovação para venda no mercado da UE". Seria uma decisão drástica, mas que o regulador europeu parece disposto a concretizar caso a sua lei seja ludibriada.

Conforme vários rumores, a Apple prepara várias distinções com a introdução do USB-C nos iPhone 15. Os modelos base deverão chegar com o padrão USB 2.0 que oferece velocidades de transferência de dados semelhantes à entrada Lightning.

Já os iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max terão direito ao padrão USB 3.2 ou mesmo a Thunderbolt 3 com velocidades que podem ascender aos 40 Gbps. Isto para não falar na limitação presente nos cabos não oficiais.

Estará a tecnológica americana disposta a prescindir da sua receita proveniente do seu programa de acessórios oficiais? Terá a UE coragem para banir um dos produtos tecnológicos de maior sucesso em todo o mundo? Será um braço de ferro interessante de acompanhar.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.