Apple Watch Ultra: teste de tortura mostra a verdade sobre o ecrã de Safira

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O responsável pelo canal de YouTube JerryRigEverything, Zach Nelson, brinda-nos agora com a sua mais recente produção, um teste agressivo ao Apple Watch Ultra e à respetiva durabilidade do ecrã. Em causa está o mais recente, e caro, smartwatch da Apple.

Em Portugal, este smartwatch compatível com iPhone custa desde 1009 € na loja oficial. O seu preço é sustentado, entre outros fatores, pela durabilidade do produto, bem como pelo vidro de safira que reveste o relógio inteligente criado para as atividades ao ar livre.

O mais caro smartwatch da Apple posto à prova no canal de YouTube JerryRigEverything

O vídeo mais recente traz-nos não só o Apple Watch Ultra, como também algumas da ofertas da concorrência, nomeadamente, o Samsung Watch 5, bem como o Garmin Fenix 7 Solar. O trio é submetido aos habituais testes de tortura aplicados por Zach Nelson.

Segundo a própria Apple, o rosto do seu Watch Ultra é feito de vidro de safira. Este é o material empregue em alguns dos melhores relógios (convencionais) pela sua resistência a riscos e ótima transparência, facilitando a visualização do mostrador.

Apple Watch Ultra

O material em si, é sintético, ou seja, fabricado pela ação do Homem, através de um processo complexo e custoso. Por isso, apenas os melhores relógios empregam este material, com uma boa porção dos relógios até 1000 euros a usar um tipo de vidro mineral.

Note-se ainda que a caixa (o corpo) deste relógio inteligente compatível com iPhone, é construído em titânio. Também este material é de uma robustez comprovada e de uma leveza extrema, muito cobiçada deivdo a ambos os fatores.

Zach Nelson testou os limites da durabilidade do Apple Watch e Galaxy Watch 5

Apple Watch Ultra

O youtuber em questão já nos habituou a vários testes de tortura nos smartphones, contemplando ocasionalmente alguns dos melhores relógios inteligentes. Desta feita, traz-nos o Apple Watch Ultra, o Galaxy Watch 5 da Samsung, bem como o Garmin Fénix 7 Sapphire Solar.

Durante o vídeo, Zach argumenta que tanto o Galaxy Watch 5 da Samsung como o Garmin Fénix 7 Sapphire Solar têm um vidro mais resistente do que aquele usado no produto da Apple. Ou seja, apesar de teoricamente o relógio da Apple ser o mais durável dos três, ao longo do teste temos uma realidade distinta a ser apresentada no vídeo de YouTube.

O que é que isto significa? Bom, o relógio mais barato deste trio, o produto da Garmin apresenta riscos menos profundos que os demais rivais. Ora, apesar de todos os três usarem vidro de safira, por algum motivo o composto usado pela Garmin aparenta ser o mais durável, ou menos propício a riscos.

Em suma, todos os três smartwatch riscam quando submetidos a uma ponteira de nível 8 na escala de Mohs. Porém, fica evidente que a Apple usa o argumento do vidro de safira para aumentar exponencialmente o preço de venda ao público do seu smartwatch.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.