Apple Watch Series 8 VS Apple Watch Ultra: as diferenças que os separam

Mónica Marques
Comentar

O Apple Watch Series 8 chegou com vários novos recursos face ao modelo anterior. Por seu lado, o Watch Ultra chega para responder às necessidades dos mais aventureiros com uma robustez e autonomia à prova de qualquer teste.

No entanto, partilham algumas especificações e funcionalidades. Colocámos os dois smartwatches Apple frente a frente para ver as diferenças que os separam, além do segmento de preço.

Design: Watch Series 8 lembra o modelo anterior, mas o Ultra é um pouco diferente

Apple Watch Ultra
Crédito@Apple

A Apple tem conferindo um design bastante semelhante a todas as suas séries de smartwatches e o Watch Series 8 não foge à regra, fazendo lembrar o modelo anterior.

Assim, estamos perante um mostrador retangular com uma coroa digital giratória e uma variedade imensa de braceletes que prometem muitas horas a pensar na escolha final. Está disponível com 41 e 45 milímetros.

O Watch Ultra é um pouco diferente. É maior e apresenta uma espessura mais grossa. Tem também um botão programável adicional, na lateral esquerda e está apenas disponível no tamanho de 49 milímetros.

Para quem tem pulsos mais finos, a escolha entre os dois modelos deve ser ponderada, uma vez que o Ultra num pulso pequeno ficará mesmo muito grande.

Ecrã: maior e mais brilhante no Watch Ultra

Como vimos no ponto anterior, o Watch Ultra é maior, em parte tal fica a dever-se ao ecrã maior de 1,92 polegadas. Além de fornecer uma área de visualização mais ampla tem também um brilho máximo de 2.000 nits.

Por sua vez, a versão de 41 mm do Watch Series 8 conta com um ecrã de 1,53 polegadas enquanto a variante de 45 mm integra um de 1,78 polegadas.

Outra diferença é que o painel do Ultra é plano, ao contrário dos ecrãs curvos de todos os modelos da Series 8. Ambos os smartwatches integram a funcionalidade Always-On-Display.

Autonomia: há um claro vencedor

Existe uma diferença significativa na autonomia de bateria fornecida pelo Watch Series 8 e o Watch Ultra. O primeiro modelo fornece 18 horas de autonomia enquanto o modelo mais avançado fornece nada mais nada menos que 36 horas.

Melhor: um modo de poupança de energia incluído pode aumentar ainda mais a autonomia, apesar de desativar os recursos de Always-On-display, monitorização de batimento cardíaco, níveis de oxigénio no sangue, entre outros.

Nesta categoria há um claro vencedor que é o Apple Watch Ultra.

Recursos de saúde e desporto

Apple Watch Series 8
Crédito@Apple

Ambos os modelos estão repletos de recursos para a saúde e para o desporto que incluem sensores para monitorização de frequência cardíaca, níveis de oxigénio no sangue, um giroscópio e um acelerómetro.

Ambos estão também equipados com o novo sensor de temperatura de pele que monitoriza a temperatura da pele durante a noite, a cada cinco segundos. Esta funcionalidade é especialmente útil para um melhor rastreamento da ovulação feminina.

Agora vamos às diferenças. O Watch Ultra está equipado com um GPS de dupla frequência para uma localização mais precisa. Por outro lado, integra também uma aplicação que abre automaticamente assim que o modelo deteta que está na água a mais de um metro de profundidade. Aqui, é possível ver dados como temperatura da água.

A Oceanic+ é outra app exclusiva da variante Ultra que permite usar o smartwatch como um computador de mergulho. Sem dúvida nenhuma que o Ultra está equipado com mais extras que o modelo menos avançado.

Preço: mais uma diferença que os separa

O preço é uma das grandes diferenças entre os dois novos wearables da Apple. O Watch Series 8 tem um custo a começar nos 509 euros para o tamanho de 41 mm e um preço desde 549 euros para os modelos com 45 mm.

O custo do Watch Ultra começa nos 1.009 euros. Estamos a falar de uma diferença significativa de 500 euros (aproximadamente) que é justificada por todos os extras que o modelo avançado tem e que descrevemos acima.

Como sempre quando se trata de tecnologia, é tudo uma questão de orçamento e/ou de preferência. O Watch Series 8 será indicado para pulsos pequenos e finos e orçamentos “apertados”. Já o Ultra recomenda-se a pulsos robustos e orçamentos sem limites.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. Email:monicamarques@4gnews.pt