Xiaomi 13: tudo o que sabemos sobre a próxima série de topo

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 4 min.

A nova série de topo Xiaomi 13 deverá ser apresentada oficialmente até ao final do mês de novembro.

Será um dos anúncios mais relevantes da marca chinesa deste ano e sabemos já alguns dos pormenores sobre os novos flagships Xiaomi. Preparámos um resumo sobre tudo o que se sabe, até ao momento, sobre a próxima série de topo Xiaomi 13.

Data de lançamento e preço da série Xiaomi 13

Série Xiaomi 12
A série Xiaomi 12 foi lançada em dezembro de 2021 Crédito@Xiaomi

Vários rumores avançam que a nova série vai incluir três modelos: Xiaomi 13, 13 Pro e 13 Ultra. Mas ao que tudo indica, vamos conhecer primeiro o modelo base e Pro e, só mais tarde, a marca chinesa vai revelar a versão Ultra.

A nova série Xiaomi 13 vai chegar equipada com o processador de última geração Snapdragon 8 Gen 2. Tudo aponta para que a Qualcomm revele o chip em meados de novembro na sua conferência anual.

Assim que a fabricante de chips fizer o anúncio, a Xiaomi está preparada para lançar os primeiros equipamentos a chegar ao mercado com o novo processador. Deverá até antecipar o lançamento desta série para o final do mês de novembro, ao contrário do que aconteceu com o Xiaomi 12.

Tudo aponta para que este ano, seja a Xiaomi a apresentar em primeiro lugar um smartphone com Snapdragon 8 Gen 2. Recorde-se que, no ano passado, a Motorola conseguiu lançar primeiro e ultrapassou a Xiaomi nesta corrida que, invariavelmente, acontece no mercado chinês.

Já no que respeita ao lançamento global da série Xiaomi 13. Podemos também contar com uma antecipação do lançamento face à série Xiaomi 12 que chegou no final de março de 2022.

Algumas fontes estão a apontar para uma apresentação global a 27 de fevereiro que, coincidentemente, calha mesmo no evento Mobile World Congress 2023 que irá decorrer nesta data em Barcelona.

Sobre os preços, pouco se sabe. A Xiaomi é conhecida por oferecer uma boa relação qualidade/preço nos seus smartphones. Mas a inflação pode “obrigar” a marca a alguns ajustes nos preços iniciais da série. Esperemos que a opção seja por reduzir margens de lucro e não aumentar o custo dos modelos.

Ecrã maior e taxa dinâmica

Os rumores até agora divulgados apontam para que a série Xiaomi 13 chegue com um ecrã maior de 6,36 polegadas – o Xiaomi 12 conta com um painel de 6,28 polegadas. Por outro lado, a nova resolução de 2712x1220 pixéis, introduzida pelos Xiaomi 12T e 12T Pro, deve ser também integrada na nova série 13.

Mas os modelos 13 Pro e 13 Pro Ultra vão ter outro atrativo. Ambos vão chegar com painel LTPO 2.0, o que significa que vão fornecer uma taxa de atualização dinâmica entre 1 e 120 Hz.

Foi também avançado que todos os modelos 13 vão contar com ecrãs AMOLED E6, produzidos pela Samsung, que são mais eficientes em termos energéticos.

Processador Snapdragon 8 Gen 2 com melhorias face ao chip anterior

Tal como já dissemos, a série Xiaomi 13 terá aos comandos o novo processador Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm que será apresentado a 15 de novembro.

De acordo com o leaker Ice Unverse, este chip apresenta uma melhoria de 15% em relação ao modelo anterior Snapdragon 8+ Gen 1. O novo modem Snapdragon X70 será também incluído e em teoria pode atingir de downlink de 10 Gb/s e velocidades de uplink de 3,5 Gb/s.

Como não podia deixar de ser, a próxima série Xiaomi 13 chega a executar o sistema operativo Android 13. Também será o primeiro modelo da marca a integrar a nova interface MIUI 14 que, aliás, deverá ser apresentada em conjunto com a série de topo da marca chinesa.

Baterias e capacidades de carregamento rápido bastante céleres

É possível que este ano, a Xiaomi aumente a capacidade das baterias dos seus smartphones de topo para 5.000 mAh. Tudo indica que a Samsung o vá fazer na série Galaxy S23 e a marca chinesa não deve ficar atrás.

Mas os rumores divulgados apontam para boas novidades no suporte de carregamento rápido. De acordo com o site de certificação 3C, o Xiaomi 13 vai incluir um suporte para carregamento rápido de 67 watts. O 13 Pro vai mais longe até aos 120 watts.

Mas o destaque deve ir diretamente para o Xiaomi 13 Ultra que poderá chegar com carregamento rápido de 200 watts. De resto, todos os modelos vão incluir carregamento sem fios de 50 watts.

Será que a Xiaomi vai usar o sensor Sony IMX989 de uma polegada?

De acordo com o leaker Ice Universe, o Xiaomi 13 Pro vai mesmo integrar o sensor Sony IMX989 com uma polegada de tamanho.

Quando comparado com o seu antecessor 12 Pro, graças a esta atualização, o novo smartphone aumenta em 72% a área fotossensível, assim como aumenta em 76% a capacidade fotossensível.

Mais: também a velocidade da câmara terá um incremento de 32,5%, assim como o arranque do sensor será 11% mais rápido. Não nos esqueçamos que esta configuração ótica terá também a chancela Leica. Tudo somado estamos perante uma câmara completamente renovada.

E, para já, estas são as informações disponíveis sobre a nova série de topo da Xiaomi. Ao longo das próximas semanas, com certeza que teremos mais pormenores para te dar.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt