Apple vai renovar a sua linha de portáteis e desktops com novos lançamentos

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Novas informações indicam que este ano a Apple poderá lançar novos modelos de iMac e MacBook Air.

De acordo com Mark Gurman, o desktop está já numa fase avançada de desenvolvimento e o MacBook Air pode chegar com um novo processador e um ecrã de 15 polegadas.

iMac estará já na fase de validação de engenharia

Apple iMac
O iMac está disponível em Portugal por um custo a começar nos 1.579 euros Crédito@Apple

Habitualmente, os rumores sobre a Apple referem-se ao iPhone, mas desta vez as novas informações sobre Cupertino referem-se exclusivamente às linhas de desktop e portáteis da marca.

Mark Gurman, jornalista da agência Bloomberg, está a avançar que o próximo desktop iMac está já numa fase avançada de desenvolvimento. Mais especificamente, o modelo estará a ser submetido ao chamado teste de validação de engenharia.

Segundo o conhecido jornalista, o próximo iMac terá um ecrã de 24 polegadas, à semelhança do que acontece com o atual modelo. Gurman diz também que a novidade estará no interior, com as novas versões deste desktop a serem equipadas com um novo processador da série M para substituir o M1.

Mark Gurman avisa os seguidores da marca que, apesar de o iMac estar já numa fase avançada de desenvolvimento, a sua produção em massa não irá acontecer nos próximos três meses. Tal significa que o computador não será lançado no mercado durante o primeiro semestre deste ano.

MacBook Air de 13 polegadas pode ser equipado com um novo processador

O jornalista da Bloomberg dá mais novidades. Entre o final da primavera e o começo do verão, a Apple poderá lançar o primeiro MacBook Air de 15 polegadas e uma versão atualizada do mesmo modelo com 13 polegadas.

A questão aqui é qual será o processador que vai alimentar este portátil Apple. De acordo com Gurman não está claro qual o modelo que a Apple vai incluir, mas se optar pelo processador M2, as novas variantes podem ficar rapidamente desatualizadas.

O jornalista afirma mesmo que o novo modelo atualizado do MacBook Air de 13 polegadas poderá integrar o igualmente novo chip M3, para manter o interesse dos utilizadores neste portátil. A confirmar-se esta teoria, o próximo MacBook Air de 13 polegadas seria o primeiro computador da marca a integrar um chip baseado no processo de três nanómetros.

Mark Gurman avança ainda que, também entre o final da primavera e começo de verão, a Apple poderá lançar o primeiro Mac Pro com chips “da casa”. Espera-se que o modelo chegue equipado com o processador M2 Ultra que terá de até 24 núcleos de CPU e 76 núcleos gráficos.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt