Apple - Maioria dos utilizadores iPhone e iPad já utilizam o iOS 11

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 3 min.

O iOS é o sistema operativo que a Apple disponibiliza para todos os seus iPhone e iPad. Este SO é inteiramente desenhado e distribuído pela própria Apple para os seus equipamentos, sendo este um dos trunfos da fiabilidade que o software oferece aos seus utilizadores. Atualmente a versão mais recente é o iOS 11 e importa agora saber a sua taxa de adoção no mercado.

Se de um lado temos uma Google que divulga mensalmente os dados de distribuição do Android, já no caso da Apple as coisas não são bem assim. A empresa de Cupertino não sente uma necessidade de calendarizar as informações sobre a adoção do seu software. Ao invés, a empresa liderada por Tim Cook disponibiliza estes dados quando acha conveniente.

Vê ainda: Samsung. Será este o primeiro indício dos Samsung Galaxy J 2018?

E foi precisamente isso que aconteceu esta semana, mais concretamente no passado dia 18 de janeiro. Nesse dia a Apple deu a conhecer as estatísticas da adoção do seu iOS 11 por parte dos seus utilizadores, quer seja de um iPhone ou de um iPad. Todos estes dados foram medidos através da App Store.

O mercado tem um particular interesse em tomar conhecimento destes números. Não só para saber a percentagem de utilizadores que utiliza uma versão específica do Android ou iOS, como também para que se façam comparações entre ambos.

Contudo, estas comparações acabam sempre por ser um pouco desleais. De um lado temos um sistema operativo de código aberto, que pode ser manipulado a bel prazer por qualquer marca e que é utilizado por uma infinidade de dispositivos. Do outro temos um software desenhado para um conjunto restrito de equipamentos e que é disponibilizado pela marca que detém os direitos desses dispositivos e do sistema operativo em si.

iOS 11 já conquistou mais de metade do universo de utilizadores Apple iPhone e iPad

Só por aqui facilmente se constata que o tipo de adoção de cada um será díspar. Tem-no sido ao longos dos últimos anos e creio que seja seguro afirmar que continuará a ser assim caso o panorama onde se inserem não mude.

Mas deixemo-nos de comentários e vamos ao que realmente interessa. Se estás a ler este artigo é porque tens curiosidade em saber com se está a portar o iOS 11 no mercado. Pois bem, a Apple revelou recentemente que 65% dos seus utilizadores iPhone e iPad já utilizam a versão mais recente do seu sistema operativo.

Sim, é mais de metade de todo o universo iPhone e iPad que já se rendeu aos encantos do iOS 11. Esta adoção não terá sido fácil, dados todos os problemas que foram reportados nas suas versões iniciais. Mas agora as coisas parecem estar bem encaminhadas.

Olhando para trás, vemos que o iOS 10 conquista ainda 28% deste universo. Por alguma razão, estes utilizadores ainda não viram justificação para atualizar para a versão mais recente. Não esquecer ainda que 7% nem sequer utiliza o iOS 10.

A justificação para que se registem estes números nas versões mais antigas do iOS pode dar-se por limitações de hardware. Utilizadores que possuem equipamentos Apple mais antigos poderão não ter feito a atualização por receios de fluidez ou até mesmo por indisponibilidade do iOS 11 para os seus modelos.

Nesse caso, é expectável que mais cedo ou mais tarde estes acabem por comprar um dispositivo mais recente. Se assim o for, então os números referentes ao iOS 11 poderão subir ainda mais.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Estará a Nokia a desenvolver smartphone com câmara de cinco lentes?

Google vai abandonar o Ubuntu e passará a usar o Debian

Sony – Fim do serviço My Xperia indica optimização de recursos da marca

Fonte

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.