Apple TV: aplicação perdeu esta funcionalidade

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

A atualização mais recente da aplicação Apple TV eliminou a opção de alugar ou comprar filmes em equipamentos Android TV e Google TV.

As críticas dos utilizadores já estão a circular nas redes sociais, mas a razão que levou a Apple a fazer tal escolha é desconhecida. Mas alguns especialistas sugerem que poderá relacionar-se com as comissões nas compras nas apps.

Apple TV já não permite alugar ou comprar filmes em equipamentos Android TV e Google TV

Recentemente foi lançada uma atualização para a aplicação Apple TV e todos os utilizadores que a instalaram ficaram a saber que a app já não permite alugar ou comprar filmes em equipamentos Android TV e Google TV, ainda que deixe ver todos os títulos anteriormente adquiridos.

Os dois botões que davam acesso à funcionalidade foram substituídos por um novo botão "Como assistir" que traz a mensagem "é possível comprar, alugar ou assinar a aplicação Apple TV no iPhone, iPad e outros dispositivos de streaming", direcionando os utilizadores para páginas de produtos da Apple.

A ocorrência não passou despercebida aos utilizadores que já deram conta deste caso nas mais diversas redes sociais.

Decisão da Apple pode estar relacionada com taxas de comissões

A razão para esta decisão da Apple é desconhecida, mas alguns analistas sugerem que na origem desta opção poderá estar relacionada com taxas de comissão. A Google, à semelhança da Apple, cobra uma taxa de 30% nas compras ocorridas dentro das aplicações e a Apple pode querer evitar essa comissão.

No entanto, a confirmar-se esta razão, a situação é no mínimo estranha. Tudo porque a própria Apple tem defendido, convictamente, as suas próprias comissões da App Store contra as críticas de vários programadores, além de debater-se periodicamente com investigações antitrust, um pouco por todo o mundo.

Para já, nem a Apple nem a Google comentaram o caso. Mas aguardamos os próximos capítulos naquela que pode ser a próxima batalha entre dois gigantes tecnológicos norte-americanos.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple iPhone 12 foi derrotado pelo simples Samsung Galaxy A12
  • Google: aprende a apagar os últimos 15 minutos de atividade da conta
  • iPhone 14 versus iPhone 14 Pro: as três grandes diferenças
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt