A Apple mais um passo marcante na revolução dos pagamentos digitais ao lançar o "Tap to Pay" no iPhone, recentemente. A funcionalidade ficou primeiramente disponível nos Estados Unidos, chegando progressivamente a outros países. O mais recente a receber a novidade é o Brasil.
Com esta nova implementação da Apple, as empresas brasileiras terão a capacidade de aceitar pagamentos apenas com a proximidade de um dispositivo compatível. Através do "Tap to Pay" no iPhone, passar a ser possível para os comerciantes aceitar pagamentos do Apple Pay.
"Tap to Pay" faz com que os comerciantes não tenham de adquirir terminais de pagamento
Também o poderão fazer de cartões de débito e crédito por aproximação (contactless) até de outras carteiras digitais, com a máxima segurança e facilidade que a tecnologia pode oferecer. E o melhor? Tudo isto sem a necessidade de adquirir equipamentos adicionais ou terminais de pagamento.
A Apple é conhecida por dar prioridade à privacidade e segurança dos seus utilizadores. Com o "Tap to Pay" a história não é diferente. A tecnologia utilizada assegura que todos os dados de pagamento dos clientes são protegidos com o mesmo rigor que o Apple Pay.
Adicionalmente, todas as transações são encriptadas e processadas usando o "Elemento Seguro". Isto promete garantir que a Apple, nem nenhum terceiro, tem acesso à informação sobre o que está a ser comprado ou por quem.
Como funciona o sistema "Tap to Pay" da Apple
A simplicidade da tecnologia é de notar. Para efetuar um pagamento, basta que o cliente aproxime o seu iPhone ou Apple Watch ao iPhone do comerciante. A transação é realizada através da tecnologia NFC, sem necessidade de qualquer equipamento adicional.
A Apple não se limitou apenas a lançar a tecnologia. A empresa tem colaborado com as maiores plataformas de pagamento e com programadores de apps no setor para tornar o "Tap to Pay" uma realidade no Brasil.
Esta implementação complementa e enriquece as ferramentas de pagamento e comércio já existentes. Além disso, trabalha em sinergia com cartões das principais redes de pagamento, como o American Express, Mastercard e Visa.
CloudWalk já disponibiliza "Tap to Pay". Granito, Nubank, Stone e SumUp são as próximas
Várias plataformas de pagamento já começaram a incorporar esta nova funcionalidade. A CloudWalk, por exemplo, já disponibiliza o "Tap to Pay" para os seus clientes empresariais brasileiros. Outras, como Granito, Nubank, Stone e SumUp, estão prestes a aderir.
Luís Silva, fundador e CEO da CloudWalk, referiu o seu entusiasmo: "É emocionante oferecer essa tecnologia no Brasil. A nossa meta é democratizar o acesso aos serviços de pagamentos mais inovadores do mundo e oferecer aos comerciantes a capacidade de aceitar pagamentos rapidamente. A integração do Tap to Pay no iPhone é um passo importante nessa direção."
A tecnologia "Tap to Pay" já é utilizada nos Estados Unidos, Taiwan, Austrália, Reino Unido, Países Baixos e agora no Brasil. Resta saber quando chegará a mais países, incluindo Portugal. United States,
Editores 4gnews recomendam: