Apple explica porque o iPhone 15 Pro Max não chega ao nível da Samsung

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

Jon McCormack, vice-presidente de engenharia de software de câmaras da Apple deu recentemente uma entrevista ao site Numerama. Nesta, o executivo explicou o porquê do sistema de lente telefoto do iPhone 15 Pro Max estar limitado a um zoom ótico de 5 vezes (x). Isto numa altura em que o principal concorrente, Samsung Galaxy S23 Ultra, tem zoom ótico de 10 vezes.

A Apple afirma que a lente telefoto do iPhone 15 Pro Max apresenta o sistema de estabilização de câmara mais avançado da empresa até o momento. Este combina a estabilização de imagem ótica e um módulo de deslocamento de sensor 3D com focagem automática.

Executivo da Apple diz que o zoom ótico de 10 vezes é "realmente difícil de usar"

McCormack afirma que a lente de zoom de 5x do iPhone pode ser estabilizada "de forma incrivelmente eficaz" em comparação com uma lente de 10x. "Se olharmos para o zoom de 10x, a menos que tenhas as mãos mais firmes do mundo ou um tripé, é realmente difícil de usar", complementa.

iphone 15 pro max

Maxime Veron, diretor sénior de marketing de produto do iPhone da Apple, também foi entrevistado. Este acrescentou ainda que a lente de 5x do iPhone 15 Pro Max tem uma abertura de f/2.8. Esta permite uma "excelente gestão de luz". Em comparação, a lente de 10x do Galaxy S23 Ultra possui uma abertura de f/4.9.

Caso não saibas, uma abertura mais baixa permite a captura de mais luz pelo sensor da câmara, o que pode ser especialmente benéfico para fotos no modo noturno. É bom notar que o zoom ótico de 5x é exclusivo do iPhone 15 Pro Max, com o iPhone 15 Pro limitado a um zoom ótico de 3x.

Embora sejam apenas rumores, já se especula que a Apple planeia expandir o sistema de lentes periscópica para ambos os modelos do iPhone 16 Pro no próximo ano.

samsung

McCormack e Veron discutem as mais recentes inovações nas câmaras de todos os modelos do iPhone 15 com mais detalhes na entrevista no Numerama. Os dispositivos chegam às lojas em Portugal esta sexta-feira.

O mistério do zoom ótico limitado

A limitação do zoom ótico no iPhone 15 Pro Max tem intrigado muitos entusiastas de fotografia móvel e fãs da Apple. Enquanto alguns esperavam que a Apple competisse diretamente com os dispositivos concorrentes que oferecem zoom ótico de até 10x, a escolha da empresa por um zoom ótico de 5x gerou debates sobre a eficácia dessa decisão. Quem quer mais zoom ótico, terá de continuar a virar-se para outras opções.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.