Apple reconhece problema no ecrã de arranque dos iPhone com iOS 16

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Os telemóveis Apple iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max estão a apresentar estranhas linhas horizontais no ecrã de arranque, afetando sobretudo estes modelos de topo. O problema, já reconhecido pela gigante de Cupertino, prende-se com o software do iOS 16.

Estando já a trabalhar numa correção para este lapso, a Apple admite que efetivamente o problema afeta vários equipamentos após as redes sociais serem inundadas de relatos similares. Em causa estão as linhas horizontais, captadas por diversos utilizadores e plasmadas um pouco por toda a Internet, do Reddit até ao Twitter.

iOS 16 é o culpado pelas misteriosas linhas no ecrã dos iPhone 14

Apple iPhone 14 Pro

Em particular, o problema está a afetar mais unidades dos Apple iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max. O pior de tudo? Os utilizadores não sabem o que está a causar este glitch que ocorre quando ligam o telefone após um reinício do dispositivo móvel.

Porém, importa frisar que para além da aparência defeituosa, o que legitimamente preocupa os utilizadores, não há nada que afete seriamente o telefone. Por outras palavras, estamos perante um lapso do software, sem qualquer consequência direta para o hardware.

A situação foi inicialmente reportada pela comunidade dedicada ao Apple iPhone na plataforma Reddit. Em seguida, várias publicações dedicadas divulgaram o sucedido e vieram também confirmar a ocorrência este estranho fenómeno nos iPhone.

Apple já reconheceu o problema e trabalha na sua correção

Some iPhone 14 users reporting horizontal lines appearing on their devices on wake up.https://t.co/ocTSs7xbaE pic.twitter.com/N7YVhB3oah

— Abhishek Yadav (@yabhishekhd) 22 de dezembro de 2022

As estranhas linhas amarelas e verdes, de configuração horizontal, atravessam toda a largura do ecrã. Naturalmente, os utilizadores pensaram que os ecrãs propriamente ditos apresentavam alguma falha técnica, ou estavam de alguma forma danificados.

Porém, estas linhas não são permanentes. Assim que a sequência de início (boot up) do iPhone está completa, o ecrã funciona normalmente, sem qualquer remanescente das linhas no arranque. São escassos segundos, mas o suficiente para preocupar os utilizadores dos modelos Apple iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max.

Solução chegará com o iOS 16.3 aos Apple iPhone

Apple iPHone

Entretanto, a equipa de suporte da Apple já tomou conhecimento do sucedido e está a trabalhar numa correção a chegar sob a forma de uma atualização para o iOS. Segundo a própria empresa, o problema foi identificado num bug ou erro do próprio iOS 16.

Mais concretamente, será a versão iOS 16.2 que afeta mais utilizadores, com a empresa a trabalhar atualmente na sua correção. Por fim, a disponibilização da mesma não tem ainda data definida, mas não deve tardar em chegar.

Em suma, resta-nos agora aguardar pela disponibilização da atualização iOS 16.3 que conterá a correção para este estranho erro a afetar algumas unidades dos Apple iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.