Apple quer tornar o teu iPhone num ecrã de Smart Home no iOS 17

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

O iOS 17 está aí à porta. A próxima versão do sistema operativo da Apple será apresentada durante a Worldwide Developers Conference, que começa a 5 de junho. E têm surgido bastantes fugas de informação sobre o que podemos esperar de novo.

A mais recente chega através do reputado Mark Gurman, jornalista da Bloomberg. Este afirma que a interface do ecrã de bloqueio do iOS 17 será melhorada, e pode torná-lo num verdadeiro ecrã de Smart Home.

Apple quer dar utilidade ao ecrã do teu iPhone quando não estiver em uso

Basicamente, o smartphone poderá assumir este modo quando não estiver em uso, e se encontrar no modo horizontal. Aí os utilizadores poderão ter acesso a informações importantes, como a meteorologia, calendário ou notificações.

Esta interface poderá aparecer aos utilizadores, por exemplo, quando colocarem o smartphone a carregar sem fios numa base com MagSafe. Pode assim servir como um bom balcão de informações numa secretária ou mesa de cabeceira.

NEW: Apple is planning a new smart-display-like mode in iOS 17, a new interface for information and notifications when an iPhone is locked and in landscape mode, as a major new feature. It’s a potential precursor to a standalone Apple smart home hub. pic.twitter.com/vHLf06VhT9

— 𝙎𝙝𝙖𝙚𝙚𝙡 (@MeiDoctor) 25 de maio de 2023

Para quem tem um Echo Show ou um Google Nest Hub, o objetivo será alegadamente fornecer uma experiência similar para quando o smartphone não está a ser usado. E tudo poderá ser personalizado na zona dos widgets que temos no ecrã de bloqueio desde o iOS 16.

Segundo a mesma fonte, o objetivo passa por ter um fundo ecrã e a informação de forma clara no ecrã. O objetivo passa por tornar o aparelho mais útil, para quando não está a ser utilizado de forma concreta pelos utilizadores.

A grande questão que se coloca é: vai a Apple lançar esta funcionalidade apenas para os iPhone com funcionalidade de ecrã sempre ligado? Recorde-se que apenas os iPhone 14 Pro tiveram direito a essa funcionalidade no ano passado. Algo que só saberemos a partir de 5 de junho, quando e se esta funcionalidade vier efetivamente a tornar-se uma realidade.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.