Apple: processador M3 promete superar o poderoso M2 Max

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Mais perto do final de 2023 espera-se que a Apple desvende uma nova geração dos seus processadores. Além do expectável A17 Bionic para os iPhone 15 Pro, a empresa tem na calha também a revelação do chip M3 destinado aos seus produtos Mac.

Segundo os rumores, ambos os componentes serão fabricados com a litografia de 3 nm, o que significa que terão ganhos de desempenho e eficiência significativos face aos seus antecessores. Mas no que concerne ao M3, o salto poderá ser realmente impressionante.

Primeiros benchmarks do M3 impressionam

Foi por intermédio de Vadim Yuryev que recebemos as primeiras informações relativamente ao desempenho sintético do vindouro M3. Na sua página no Twitter, este divulgou o que afirma ser os testes Geekbench 6 feitos ao futuro processador da Apple.

Apple M3 chip performance estimate in Geekbench 6Single-core: 3,472Multi-core: 13,676Let's see how close I get when the chip actually comes. What are your thoughts and estimates? pic.twitter.com/2sw9tMW1HK

— Vadim Yuryev (@VadimYuryev) 28 de março de 2023

Conforme o adiantado, o M3 arrecadou 3472 pontos em testes single-core e 13676 pontos em testes multi-core. A fonte fala numa estimativa de desempenho, portanto, devemos deitar uma pitada de sal nestes números.

É que caso estes valores sejam verídicos, o novo M3 supera alguns dos melhores processadores que a Apple tem atualmente no mercado. Componentes esses que encontramos nos novos modelos do MacBook Pro de 14" e 16" polegadas.

Tendo por base os valores revelados, o M3 apresenta-se apenas 6% mais lento que o M2 Max em testes multi-core. No entanto, quando o assunto são os testes single-core, o próximo processador revela-se 24% mais veloz.

Já se o termo de comparação for o M2 Pro, este mostra-se sensivelmente 10% mais lento que o M3 em todos os cenários. Algo ainda mais impressionante se tivermos em conta que o M3 deverá ser lançado com oito núcleos, ao passo que o M2 Pro começa com 10 núcleos.

Esta aproximação de desempenho entre as várias gamas dos processadores da Apple obriga-nos a ser bastante cautelosos com as informações divulgadas. Mas a ser isto verdade, imagine-se os ganhos de desempenho que os futuros M3 Pro e M3 Max trarão para o mercado.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.