Apple: vem aí mais novidades já no próximo mês de novembro

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Depois de ter lançado os novos modelos na sua série de tablets iPad, a Apple ainda não acabou a vaga de novidades e está já a preparar mais um lançamento.

Em novembro será a vez dos tão aguardados modelos MacBook Pro de 14 e 16 polegadas chegarem ao mercado.

MacBooks Pro de 14 e 16 polegadas chegam em novembro ao mercado

Apple MacBook Pro
Em Portugal, o MacBook Pro de 14 polegadas está disponível por um preço a começar nos 2.349 euros Crédito@Apple

Ontem, dia 18 de outubro, a Apple renovou a sua linha de tablets com novos modelos base e Pro a chegarem ao mercado, num dos lançamentos mais silenciosos e discretos que a empresa de Cupertino alguma vez fez.

Mas parece que a vaga de novidades ainda não acabou. Mark Gurman, jornalista da agência de notícias Bloomberg, está a avançar que os novos modelos de MacBooks de 14 e 16 polegadas chegam ao mercado no próximo mês de novembro.

O jornalista aponta até o histórico da empresa que em 2019 e 2020 lançou novos modelos do portátil exatamente no mês de novembro. Ao que tudo indica, este ano irá manter essa tradição. Uma das razões para os novos portáteis não terem sido apresentados ao lado do iPad Pro terão sido dificuldades na cadeia de fornecimento de componentes.

A confirmar-se a informação, nos últimos tempos a Apple está a conseguir colocar no mercado novos produtos a cada mês: o iPhone 14 lançado em setembro, os novos iPad em outubro e MacBooks em novembro.

De acordo com informações divulgadas até ao momento, os novos modelos do portátil vão chegar equipados com os processadores M2 Pro e M2 Max, que ainda não foram anunciados pela empresa Cupertino.

Apesar de alguns rumores terem sugerindo que os novos chips seriam baseados no processo de 3 nm, tudo aponta para que a Apple continue a usar o processo de 5 nm nestes processadores, mas utilizando o processo mais recente da TSMC. O que terá influência direta no desempenho e velocidade dos mesmos.

Para já, não estão disponíveis mais informações sobre os novos modelos de MacBook, mas com o aproximar do mês de novembro, mais pormenores serão, com certeza, revelados.

A razão das apresentações silenciosas da Apple

Ao contrário do que aconteceu com o iPhone 14, o novo iPad base e iPad Pro foram apresentados através da divulgação de comunicados de imprensa. As luzes de Cupertino não se acenderam para revelar os novos produtos.

E, tudo aponta, para que também os novos modelos MacBook Pro façam a mesma chegada discreta.

Mark Gurman avança duas razões para esta opção da Apple. Segundo o jornalista, a empresa terá evitado a pompa e circunstância devido à “natureza bastante comum dos anúncios”. Gurman afirma que os novos produtos apenas foram alvo de algumas atualizações e não de mudanças radicais.

Outra das razões para a Apple fazer lançamentos discretos será, segundo Mark Gurman, uma poupança de energia e de recursos no marketing. Todos os esforços, financeiros e humanos, poupados agora serão canalizados para o lançamento do headset Reality Pro que será lançado em 2023.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt