Apple prepara restrições à entrada USB-C dos iPhone 15

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A adoção da entrada USB-C nos smartphones da Apple deve materializar-se já em 2023 com o lançamento dos iPhone 15. Esta tese é cada vez mais consensual no mercado, porém, são também recorrentes os indicadores de que nem tudo será como desejaríamos.

Além de poder empregar esta entrada universal apenas nos iPhone 15 Pro, a Apple poderá implementar alguma tecnologia própria. Esta é a tese agora colocada na rede social chinesa Weibo e que não se mostra de todo descabida.

Entrada USB-C do iPhone 15 contará com chip de identificação

Importa recordar que a Apple migrará para o USB-C no iPhone por imposição da União Europeia e não por iniciativa própria. Um executivo da tecnológica já confirmou que a empresa cumprirá com a lei e tudo indica que a transição começará já em 2023.

Apple iPhone 15

Com efeito, os iPhone 15 serão os primeiros smartphones da Apple a ostentar esta porta de conectividade cada vez mais comum no mercado tecnológico. Porém, a sua utilização não deverá ser tão livre como estamos habituados no universo Android.

Um novo rumor coloca a possibilidade de a Apple embutir um chip de autenticação na porta USB-C a utilizar nos iPhone 15, bem como no cabo a incluir na caixa do equipamento. Uma abordagem semelhante ao que a empresa utiliza atualmente com o Lightining.

A inclusão deste pequeno componente servirá para a autenticação do acessório em causa. Caso o utilizador use um cabo que não possua este chip de autenticação, será confrontado com uma mensagem a informar que "este acessório não é suportado".

Esta é uma das pedras basilares do programa MFi que a Apple possui atualmente para acessórios desenvolvidos a pensar no iPhone. Além de atestar a sua integridade para funcionar com os seus produtos, a tecnológica também receberá uma quota por cada unidade vendida.

É esta filosofia que a empresa não quererá perder com a transição para o USB-C no iPhone 15. A incorporação do tal chip de autenticação servirá para prevenir eventuais danos no iPhone 15 e também servirá para controlar os acessórios vendidos para os smartphones.

A intenção da União Europeia com a obrigatoriedade do USB-C é uniformizar a compatibilidade de cabos entre dispositivos eletrónicos e assim reduzir o desperdício eletrónico. Contudo, a Apple parece pronta para impor, ainda assim, as suas regras.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.