Usas o ChatGPT? Atenção a estas ameaças à segurança

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

O ChatGPT rapidamente se tornou um fenómeno. Caso não saibas, este é um bot de conversação, que te permite ter acesso a respostas de forma personalizada, e à realização de determinadas tarefas.

Mas como qualquer inovação com rápida difusão e potencial, há sempre quem queira explorá-la negativamente. E este assinala a entrada numa nova fase de ciberameaças cada vez mais difíceis de detetar sem tecnologias de neutralização.

O alerta é deixado pela ESET, especialista europeia em cibersegurança. Esta afirma que a “chegada ao grande-público de um dos primeiros exemplos reais de tecnologia de inteligência artificial (IA) gratuita e fácil de usar pode reduzir quer a capacidade de reconhecimento das ameaças pelos utilizadores”.

chatgpt

ChatGPT estará a ser usada para escrever mails de phishing e malware

Além disso, entram em cena “novos agentes maliciosos que tiram partido da capacidade do ChatGPT para escrever emails de phishing e malware”.

À data de escrita, o ChatGPT conta com mais de um milhão de utilizadores. E isso significa que estes precisam de treinar a sua capacidade de deteção humana para reconhecer situações de perigo enquanto as tecnologias de resposta não recuperarem terreno.

“O ChatGPT tem um potencial de uso virtualmente ilimitado e, nesse sentido, proporciona-se a aplicações de cibercrime,” começa por dizer Ricardo Neves, Marketing Manager da ESET em Portugal.

“Desde emails de phishing passando por malware incrivelmente bem elaborado e difícil de reconhecer, é provável que esta atividade potenciada por IA exponha mais utilizadores e dispositivos a ciberameaças. No entanto, o ChatGPT ainda está numa fase embrionária. Os utilizadores devem ficar atentos a erros suspeitos no texto que indiciem que se trata de uma tentativa de fraude”, alerta o executivo.

A grande preocupação é que, com a ajuda do ChatGPT, os emails de phishing podem conseguir manipular os utilizadores com padrões de comunicação ainda mais convincentes e sem erros gritantes. Que é o que normalmente nos alerta para este tipo de emails.

A plataforma pode também servir para tem o potencial a criação e personalização de páginas web maliciosas, campanhas de phishing direcionadas e manobras de engenharia social, a que se deve estar atento.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.