Apple prepara novo iPad Pro com ecrã ainda maior para 2023

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O próximo Apple iPad pode chegar com um total de 16 polegadas de ecrã. Segundo as novas informações, de momento catalogadas como mero rumor, a tecnológica de Cupertino estará a preparar o maior Apple iPad Pro alguma vez visto no mercado.

De acordo com as informações avançadas, este tablet de grandes dimensões com sistema operativo iPadOS será apontado para os criativos. Ou seja, para designers, arquitetos, ilustradores, bem como para quem efetivamente precise de um grande ecrã.

Apple pode voltar a impactar o mercado de tablets com o maior iPad Pro

Apple iPad Pro

A influência da tecnológica de Cupertino no mercado de dispositivos móveis não suscita dúvidas. Aliás, as suas ações, por mais ousadas e inicialmente desprovidas de precedente, acabam por ser replicadas, ou mesmo copiadas sem pudor pelas rivais.

Dito isto, segundo revela a publicação The Information, a gigante de Cupertino pode estar a preparar um novo iPad Pro de 16 polegadas para, mais uma vez, diluir a linha entre os portáteis e tablets. Algo que, não conseguiu fazer com a eficácia pretendida.

Segundo a mesma fonte, o produto deverá ver a luz do dia apenas em 2023. Mais concretamente, no quarto trimestre de 2023, portanto, daqui a sensivelmente um ano para se colocar entre os computadores MacBook e os tablets Apple iPad.

O primeiro híbrido da Apple, ou o maior iPad de Cupertino?

According to a report from The Information, Apple is working on an iPad with a 16” display set to launch in late 2023. It has previously been rumored that Apple is also working on a 14” iPad to launch in 2023 pic.twitter.com/NcIIvK3pZN

— Apple Hub (@theapplehub) 26 de outubro de 2022

Alertamos o leitor para a imprecisão das informações neste momento. Note-se, que mais uma vez estamos no reino dos rumores, da especulação e muito longe das certezas, sobretudo para um produto que só deverá estrear daqui a sensivelmente um ano.

Dito isto, após termos noticiado as várias referências a um modelo de iPhone 15 Ultra, o mais premium e poderoso iPhone alguma vez construído (a estrear apenas em 2023), vemos agora uma tese similar. Porém, a discorrer sobre o possível iPad Ultra.

O produto, caso exista e esteja em desenvolvimento na sede da Apple, poderá chegar com ecrã mini LED e ProMotion (alta taxa de atualização a 120 Hz, variável). Desse modo, ficando pronto para ser usado com o Apple Pencil e tudo o que esta caneta possibilita.

A mais ousada aposta da Apple para 2023 com chip M2?

Apple iPad Portugal
O atual portefólio de tablets iPad disponíveis em Portugal. Crédito: Apple.

Atualmente a tecnológica norte-americana conta com um confuso alinhamento de produtos. A introdução dos recentes modelos de iPad de 10.ª geração, o antigo tablet acessível da empresa, agora longe de ser barato e coexistindo com o seu antecessor.

O que poderá a tecnológica de Tim Cook fazer com um tablet de 16 polegadas? De momento não sabemos, ainda que a colocação como híbrido entre os seus portáteis e tablets não seja desprovida de algum nexo prático.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.