Apple pode tomar medida que vai deixar os utilizadores divididos

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A Apple é conhecida por ter no iOS ou iPadOS um sistema operativo fechado. Isso faz com que os utilizadores apenas possam descarregar aplicações a partir da loja oficial App Store.

Isto traz vantagens de segurança, já que todo o controlo é feito pela Apple. Mas muitos utilizadores gostariam de ter a liberdade que têm no Android, e poder instalar de apps de lojas de terceiros.

Apple pode abrir iOS a outras lojas de aplicações

Quem o diz é Mark Gurman, da Bloomberg. Segundo este, a Apple prepara-se para redesenhar a plataforma, e abrir elementos-chave desta. Assim poderias descarregar aplicações além da AppStore no teu iPhone.

iphone app store

A fonte refere que esta poderá ser uma medida a ter lugar apenas nos 27 países da União Europeia. Mas que caso seja algo funcional, poderá chegar a outras regiões no futuro.

É também referido que esta mudança pode chegar já em 2023, com a próxima versão do sistema operativo da Apple, o iOS 17. E pode ser apenas uma das aberturas a acontecer pela Apple no próximo ano.

Caso esta abertura se confirme, a Apple deve encontrar uma forma de cobrar aos programadores, que necessariamente podem abandonar a sua loja e optar por uma das terceiras.

Recorde-se que 2023 poderá ser também o ano em que a Apple abandona a porta Lightning no iPhone para começar a usar USB-C na União Europeia. Mas por enquanto, tal ainda não está confirmada.

Concordas com esta possível abertura do iPhone a outras lojas de aplicações? Ou julgas que pode ser uma porta para explorar possíveis falhas de segurança e trazer apps nocivas para os utilizadores?

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.