Apple pode adotar o USB-C em vários gadgets como os Apple AirPods

Rui Bacelar
Comentar

A mais recente vaga de rumores e previsões oriundas de vários analistas de mercado apontam para uma gradual, mas firme, adoção da porta USB do Tipo C em vários produtos Apple. Mais concretamente, poderemos ter muito em breve uma nova geração de Apple AirPods com entrada USB-C.

Assim, de acordo com os rumores mais recentes, a Apple deverá abandonar a entrada Lightning "num futuro próximo". Esta medida impactará os vários acessórios e gadgets "Magic", mas sobretudo os auriculares Apple AirPods como um dos gadgets mais populares da gigante de Cupertino.

Será o fim da entrada Lightning nos produtos Apple?

Apple AirPods

Este parece ser o caminho inexorável para os próximos produtos da tecnológica norte-americana, com vários rumores e especulação forte em torno de tal possibilidade. No seu lugar existirá uma entrada USB-C, conetividade que se tornou num padrão universal.

Aliás, também nas próximas gerações de Apple iPhone como, por exemplo, nos iPhone 15 a chegar em 2023 poderemos ter pela primeira vez esta porta. Todavia, a próxima geração, iPhone 14 a chegar em setembro de 2022 deve manter a atual porta Lightning que tem marcado presença nos produtos Apple durante a última década.

Entretanto, a tecnológica continuará a capitalizar com o ecossistema de acessórios, licenças e outras fontes de receita provenientes direta, ou indiretamente, do padrão Lightning. Em síntese, a Apple tem todos os motivos financeiros para manter a sua porta proprietária.

Ming-Chi Kuo acredita que a Apple adotará a porta USB-C

Kuo: AirPods, MagSafe Battery Pack, and Other Apple Accessories Also to Switch to USB&C in Future Earlier this week, well-known Apple analyst Ming-Chi Kuo clai https://t.co/wKaBZgnNNB pic.twitter.com/sNtGx3jNGY

— of today (@_oftoday_) 16 de maio de 2022

A razão para uma possível adoção geral do padrão USB-C é óbvia. Tal já se tornou num autêntico padrão universal como, por exemplo, a Comissão Europeia tem vindo a promover nos últimos anos.

Até ao momento, contudo, não tiveram sucesso em demover a Apple da utilização da sua porta proprietária. Algo que, à luz das novas previsões, pode mudar num futuro previsível. Para tal, a crescente pressão e regulação europeia também terá contribuído.

The European Parliament wants to impose restrict the use of non-USB-C ports on all companies who produce handheld devices.Thinking it is better for consumers, the Parliament has not thought through some points:1️⃣ Consult with consumers to find out what they want;+ pic.twitter.com/WsodbabPrz

— Consumer Choice Center (@ConsumerChoiceC) 17 de novembro de 2021

Retomando as previsões de Ming-Chi Kuo, para além do iPhone, vários dos iDevices deverão seguir o mesmo rumo. Aliás, toda a gama de produtos "Magic" como o trackpad, o rato e até o teclado Apple deverão adotar esta porta universal.

Mais ainda, também o powerbank da maçã, o MagSafe Battery e as próximas gerações dos seus acessórios dedicados ao áudio devem seguir o mesmo rumo.

A hipótese de um iPhone sem portas não convence Kuo

1. Portless iPhone may cause more problems due to current limitations of wireless technologies & the immature MagSafe ecosystem.2. Other Lightning port products (e.g., AirPods, Magic Keyboard/Trackpad/Mouse, MagSafe Battery) would also switch to USB-C in the foreseeable future. https://t.co/KD14TgBmtr

— 郭明錤 (Ming-Chi Kuo) (@mingchikuo) 15 de maio de 2022

Por fim, resta saber se um possível iPhone sem portas, totalmente sem-fios, será realidade ou mera especulação dos fãs e base de utilizadores. Algo que, para este analista de mercado dedicado aos desígnios da maçã, não é um produto viável.

Seja como for, até ao próximo mês de setembro teremos uma miríade de novidades Apple para debater.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com as novidades de tecnologia na 4gnews. Email: ruifbacelar@gmail.com