Apple sem piedade para desenvolvedores de Apps que gravam o teu ecrã

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

Ontem referimos que há aplicações que secretamente gravam o teu ecrã. Estas aplicações foram apanhadas num estudo para Apps iOS, contudo, acredita-se que o mesmo possa acontecer em Android.

Em síntese, os desenvolvedores acharam por bem gravar a utilização dos utilizadores nas suas aplicações de forma a saberem ao detalhe a tua utilização.

Esta situação, infelizmente, não é nova. Contudo, a publicação do TechCrunch revelada que as aplicações não tomavam conta dos teus dados. Ou seja, enviavam as tuas identificações e utilização da aplicação sem estar encriptada e por vias menos seguras.

Apple falou oficialmente sobre os desenvolvedores de Apps que gravam o ecrã dos utilizadores

Ademais, no sistema da Apple - tal como no Android agora - as aplicações teriam de informar expressamente o utilizador que estavam a fazer essa gravação. Algo que não aconteceu.

Declaração da Apple

Assim sendo, a Apple respondeu à situação da forma mais política, mas severa, possível ao indicar: "As nossas diretrizes de análise da App Store exigem que as aplicações solicitem o consentimento explícito do utilizador e forneçam uma indicação visual clara ao gravar, registar ou fazer um registo da atividade do utilizador. Notificamos os desenvolvedores que violam estes termos e diretrizes de privacidade estritos e tomaremos medidas imediatas, se necessário

Esperemos que esta situação sirva de exemplo para os futuros desenvolvedores que queiram saber mais do utilizador do que é possível. Ainda que muitas destas aplicações não desejem o mal do utilizador, acredito plenamente que não faria mal nenhum avisar que tal gravação aconteceria. Porém, se assim o fizesse, não acredito muito que a aplicação tivesse muitos downloads.

Em suma, é bom saber que a Apple está atenta a estas situações. É apenas uma pena que não tenham sido eles a encontrar este problema em primeiro lugar. Leva-nos a pensar que outros segredos estão guardados nas apps que utilizamos.

Editores 4gnews recomendam:

Google está a censurar resultados de pesquisa na Rússia

Se este for o LG G8 é melhor a empresa deixar o ramo de smartphones

Android: Este não é o Asus ZenFone 6 mas tem quase tudo para isso!

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.