Ontem referimos que há aplicações que secretamente gravam o teu ecrã. Estas aplicações foram apanhadas num estudo para Apps iOS, contudo, acredita-se que o mesmo possa acontecer em Android.
Em síntese, os desenvolvedores acharam por bem gravar a utilização dos utilizadores nas suas aplicações de forma a saberem ao detalhe a tua utilização.
Esta situação, infelizmente, não é nova. Contudo, a publicação do TechCrunch revelada que as aplicações não tomavam conta dos teus dados. Ou seja, enviavam as tuas identificações e utilização da aplicação sem estar encriptada e por vias menos seguras.
Apple falou oficialmente sobre os desenvolvedores de Apps que gravam o ecrã dos utilizadores
Ademais, no sistema da Apple - tal como no Android agora - as aplicações teriam de informar expressamente o utilizador que estavam a fazer essa gravação. Algo que não aconteceu.
Declaração da Apple
Assim sendo, a Apple respondeu à situação da forma mais política, mas severa, possível ao indicar: "As nossas diretrizes de análise da App Store exigem que as aplicações solicitem o consentimento explícito do utilizador e forneçam uma indicação visual clara ao gravar, registar ou fazer um registo da atividade do utilizador. Notificamos os desenvolvedores que violam estes termos e diretrizes de privacidade estritos e tomaremos medidas imediatas, se necessário”
Esperemos que esta situação sirva de exemplo para os futuros desenvolvedores que queiram saber mais do utilizador do que é possível. Ainda que muitas destas aplicações não desejem o mal do utilizador, acredito plenamente que não faria mal nenhum avisar que tal gravação aconteceria. Porém, se assim o fizesse, não acredito muito que a aplicação tivesse muitos downloads.
Em suma, é bom saber que a Apple está atenta a estas situações. É apenas uma pena que não tenham sido eles a encontrar este problema em primeiro lugar. Leva-nos a pensar que outros segredos estão guardados nas apps que utilizamos.
Editores 4gnews recomendam: