Apple: o próximo iPad barato trará o chip A14 Bionic e USB-C

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O iPad é o tablet básico e barato da Apple, se é que tais adjetivos podem, em plena justiça, ser utilizados nos produtos da gigante de Cupertino. Em causa está o modelo de entrada, renovado pela última vez em setembro último e custando 399 € em Portugal.

Este é, com efeito, o produto de entrada da empresa liderada por Tim Cook, podendo inclusive usar a stylus Apple Pencil para aumentar a sua produtividade. Agora, temos a indicação daquilo que poderá melhorar na próxima geração deste produto a chegar em 2022.

Melhorias substanciais para o mais barato dos Apple iPad em 2022

Apple iPad

Segundo o novo relato, o próximo Apple iPad terá um ecrã Retina com a mesma resolução 1640 x 2360 pixeis, tal e qual o Apple iPad Air de última geração. Ou seja, teremos uma ligeira alteração no tamanho do ecrã, passando de uma diagonal de 10,2 polegadas para 10,9 polegadas, um aumento já considerável.

Desse modo, o iPad barato ficará mais próximo do recente Apple iPad Air renovado em março último. Por outro lado, os trunfos de imagem como o alto brilho e gamut de cor ficarão reservados para os modelos mais onerosos no portefólio da tecnológica de Cupertino.

Face ao exposto, contamos assim com um aumento no tamanho do ecrã, aproximando-se este dos modelos Air. No entanto, a principal melhoria estará no seu interior graças à utilização do processador A14 Bionic com suporte para o padrão de redes 5G, mais uma vez, de acordo com as fugas de informação.

Até o iPad mais barato pode ter conexão 5G em 2022

According to 9to5Mac, Apple is working on a 10th generation iPad with a larger 10.5” display, A14 Bionic chip, USB-C, and 5G connectivity. The new low-cost iPad is expected to launch later this year pic.twitter.com/83sFwzfjbp

— Apple Hub (@theapplehub) 14 de junho de 2022

Importa frisar que esta hipótese é agora avançada, em exclusivo, pela publicação 9to5Mac, com bom histórico de fiabilidade. Para além disso, a próxima geração pode ainda contar com uma porta USB do Tipo C, algo que faz ainda mais sentido à luz da imposição europeia deste conector único.

Em suma, daqui em diante é extremamente provável que todos os tablets da Apple passem a adotar a conexão USB do Tipo C. Por outro lado, é improvável que os próximos Apple iPhone 14 sigam já esta tendência, ainda que nos modelos de 2023 seja expectável a sua adoção.

Por fim, de momento não sabemos quando é que, exatamente, serão apresentados os novos Apple iPad. Todavia, é provável que sejam também anunciados durante o evento de outono da Apple, em setembro próximo de acordo com a tradição.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.