O regulamento de receitas de direitos autoriais dos Estados Unidos pretende aumentar o valor que os serviços de música pagam aos artistas. Isto pode significar um aumento até 44% que o Spotify, Amazon e Google estão neste momento a contestar.
A Apple é a única que se manteve calada, numa jogada genial que lhe vai permitir recolher artistas que desistam das outras plataformas. O Spotify já está a ser uma delas.
Um relatório na Variety indica que o Spotify está a sofrer uma resposta negativa pela comunidade de artistas. Isto porque a empresa está a contestar a decisão de pagar mais aos artistas.
A tag #cancelspotify já circula pelo Twitter
Como sempre, a internet é utilizada como veículo para espalhar o descontentamento das pessoas em relação a certos assuntos. Vários artistas começaram a publicar na rede social a indicar que cancelaram o Spotify e irão para o Apple Music.
Além disso, o Spotify tem sofrido algumas críticas e acusações de estar a tirar o seu foco da música. Isto no seguimento da aquisição de algumas empresas de podcast por parte do Spotify.
O CFO do Dawn Ostroff afirmou que o objectivo da empresa é tornar-se a "plataforma número 1 em áudio". Há quem critique a falta da palavra 'música' nessa frase.
Em relação à Apple, a empresa de Cupertino só tem a ganhar, independentemente da decisão. Caso as receitas subam, a Apple beneficia do êxodo de artistas oriundos das outras plataformas.
Por outro lado, caso a contestação das empresas consiga derrotar a subida, tudo se manterá igual pois a Apple também beneficiará dos custos mais baixos.
A lição aqui é que a Apple foi inteligente em não tomar lados. Os artistas indignados com o Spotify e outras plataformas recorrem agora ao Apple Music para distribuir o seu trabalho e são recebidos de braços abertos.
Adicionalmente, a Apple superou recentemente o Spotify em subscrições pagas nos Estados Unidos. Certamente que esta situação irá aumentar ainda mais a distância entre as empresas concorrentes.
Editores 4gnews recomendam:
- Google Maps vai tornar ainda mais fácil encontrar locais de interesse!
- Samsung Galaxy A80 vai revolucionar as selfies com câmara rotativa
- Fortnite salta do ecrã para a vida real! Milionário quer recriar a ilha do Battle Royale
Fonte