Apple multada por vender iPhone sem carregador na caixa

Carlos Oliveira
Comentar

A Apple deu o mote para a remoção dos carregadores das caixas dos smartphones no lançamento do iPhone 12. Desde então, a sua decisão nunca foi bem aceite publicamente, havendo mesmo decisões judiciais contra a sua política.

Um novo caso desses surge agora no Brasil. Aí, a gigante americana foi condenada a indemnizar um consumidor simplesmente porque o iPhone que este comprou não inclui um adaptador de corrente na caixa.

iPhone sem carregador na caixa vale multa à Apple no Brasil

A decisão do tribunal cível de Goiânia obriga a Apple a pagar uma coima no valor de aproximadamente 1000 €. Sentença justificada pela lei de defesa do consumidor em vigor no Brasil.

Apple iPhone

Nesse país, a lei de defesa do consumidor proíbe precisamente que a Apple ou outra empresa venda os seus equipamentos sem o necessário carregador. Ou seja, ao "obrigar" que o consumidor tenha de comprar o carregador em separado, a Apple viola a referida lei.

Em julgamento, o tribunal não acolheu a tese da defesa de que o cabo USB-C incluído com o iPhone pode ser utilizado com qualquer carregador. Deste modo, seria obrigação da empresa americana facultar o devido carregador aos seus utilizadores.

O valor definido pelo juiz brasileiro é irrisório para as vendas que a Apple regista na venda de iPhone´s. Com efeito, não será esta coima que irá fazer a empresa mudar a sua estratégia mundialmente.

Recordo que a Apple defendeu a remoção do carregador da caixa do iPhone com preocupações ambientais. Segundo ela, isso equivale à remoção de cerca de 450 mil carros das estradas por ano.

Ademais, a americana evoca o desperdício tecnológico para justificar a sua decisão. Ela alega que os utilizadores já possuem um carregador em casa e que não necessitam de outro.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.