Apple lidera este mercado em crescimento

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A empresa Canalys divulgou os dados referentes ao primeiro trimestre de 2022 do mercado de wearables.

Sem surpresa, a Apple lidera o mercado de smartwatches que, por sua vez, registou um crescimento de 15% no referido período analisado.

Smarwatches em crescimento e smart bands em queda

relatório Canalys
O segmento de smarwatches cresceu no 1º trimestre de 2022 enquanto que o mercado de smart bands registou uma queda Crédito@Canalys

A empresa Canalys acaba de divulgar os dados do mercado de wearables referentes ao primeiro trimestre de 2022. De acordo com o relatório agora divulgado, foram vendidas 41,7 milhões de smart bands, o que se traduz numa queda de 4%, em relação ao trimestre anterior.

Já os smartwatches representaram 76,6% das remessas globais, registando um crescimento de 15% nas vendas em todo o mundo. Os números indicam que os utilizadores procuram claramente equipamentos com mais recursos e especificações avançadas.
Neste relatório, a empresa Canalys considerou três tipos de produtos: as smart bands,os relógios básicos e os smarwatches.

Esclareça-se que por relógios básicos a empresa entende que são os equipamentos que executam um sistema operativo, mas que não suportam aplicações de terceiros.

Já na categoria de smartwatches, a empresa coloca todos os dispositivos que executam um sistema operativo, fornecem suporte para apps de terceiros e contam com mais recursos de saúde e desporto, maior autonomia de bateria, assim como um ecrã de dimensões maiores.

De acordo com a Canalys, os utilizadores estão a mostrar preferência por smartwatches por estes fornecerem mais funcionalidades, o que está a levar à queda nas vendas globais de smart bands.

Por outro lado, "os relógios básicos estão posicionados como um avanço acessível em relação às smart bands, adequados para consumidores preocupados com o preço", explica a empresa em comunicado, o que também estará a contribuir para o aumento das vendas globais de relógios básicos.

Apple lidera segmento de smartwatches

Sem surpresas, a Apple é a líder de vendas no segmento de smartwatches com 9,2 unidades vendidas a nível global e um crescimento anual de 21%. Em segundo lugar está a Huawei com 3,4 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, mas com um queda de 18% no seu crescimento anual.

Em terceiro lugar está a Samsung que registou as mesmas 3,4 milhões de unidades vendidas a nível global que a Huawei, mas com uma enorme diferença. É que a gigante sul-coreana teve um crescimento anual de 53%, o que deverá ser um motivo de forte preocupação para a Huawei que quer ser líder, pelo menos, em alguns mercados do mundo.

Por fim, em quarto lugar está a Xiaomi que com 1,7 milhões de unidades vendidas em todo o mundo conseguiu ultrapassar as 1,6 mihões de unidades da Garmin. Também no crescimento anual, as duas marcas têm resultados diferentes, sendo que a Xiaomi sai a ganhar com um crescimento anual de 2% enquanto que a Garmin regista uma queda de 5%.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt