O jornal americano The Wall Street Journal lançou recentemente um documentário de retrospetiva dos 15 anos do iPhone. Foi aí que um dos executivos da Apple lançou uma das mais duras críticas à postura da Samsung no mercado.
Greg Joswiak, diretor de marketing da Apple, acusa a Samsung de copiar o iPhone. Este executivo afirma que a sul-coreana fez uma cópia da sua tecnologia, limitando-se a utilizar um ecrã maior.
Samsung acusada de “arrancar” a tecnologia lançada pela Apple
Foi durante um documentário, que podes ver aqui na íntegra, que foram proferidas as declarações que fizeram estalar a polémica. O responsável de marketing da Apple teceu duras críticas à sua maior rival, insinuando que a Samsung nada fez para inovar.
"[A Samsung era] irritante. E eles eram irritantes porque, como sabe, eles roubaram a nossa tecnologia. Eles pegaram nas inovações que nós criamos e criaram uma má cópia, e apenas colocaram um ecrã maior ao redor. Então, sim, não ficamos muito satisfeitos."
Certamente que Joswiak refere-se aos primeiros produtos de ambas as empresa tecnológicas. A propósito, recordo que também as linhas Galaxy S e Galaxy Note da Samsung utilizaram um botão home físico como o iPhone.
Ainda assim, podemos afirmar que a "má cópia" dos iPhones produzida pela Samsung obteve bastante sucesso no mercado. Sobretudo graças aos seus ecrãs maiores que colherem a preferência dos consumidores ao longo dos últimos anos.
Steve Jobs, contudo, não se identificava com essa filosofia e defendia que o smartphone tinha de caber na mão do utilizador. Quando o fundador da Apple faleceu e Tim Cook assumiu o comando da empresa, essa ideologia foi descartada e, atualmente, os modelos com maior sucesso da Apple possuem ecrãs grandes.
Voltando a cerne do tema, a crítica de que a Samsung limitou-se a copiar o iPhone é um tema aberto a discussão. Certamente haverá quem se identifique e quem se oponha a esta afirmação. Já agora, deixa-nos a tua opinião na caixa de comentários.
Editores 4gnews recomendam: