Apple iPhone: Ecrã curvo e 'Air Gestures' serão o próximo passo

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

A empresa de Cupertino já mostrou com o Apple iPhone X que está pronta para mudar a mentalidade. O novo smartphone da empresa americana mudou radicalmente o design face aos antecessores e traçou o novo caminho a seguir.

Se não vives colado no mundo da Apple, sabes que a concorrente Samsung anda a fazer um trabalho de qualidade já há alguns anos. Os terminais topos de gama da Samsung não só nos oferecem especificações topo de gama como funcionalidades únicas.

Vê ainda: Huawei Honor 10: Apresentação do novo Android poderá ser em maio

O ecrã curvo chegou com o Note Edge em 2014. A tecnologia está agora presente em todos os terminais topos de gama da marca asiática. Os Air Gestures também não são propriamente novos no mundo Samsung e, ao que parece, a Apple também está a pensar seguir esse caminho.

A recente publicação da Bloomberg afirmou que Tim Cook e companhia preparam-se para investir em características mais atrevidas para os próximos iPhone. De acordo com o relatório, daqui a uns anos os Apple iPhone contarão com ecrã curvo e "Air Gestures".

Apple iPhone X está no mercado por 1179€, imagina se tivesse um ecrã curvo...

Relativamente à curvatura do ecrã penso que toa a gente sabe o que é. A verdade é que ainda ninguém descobriu uma razão lógica para a implementar a não ser o design, mas podemos concordar que deixa o terminal bem mais elegante.

Os "Air Gestures" são desconhecidos por muita gente. Foi no Samsung Galaxy S4 que a marca asiática primeiro nos apresentou a tecnologia. Basicamente o terminal consegue detectar com os sensores frontais quando passas a mão por cima do equipamento (sem o tocar) e criar a interação.

Imagina que estás a ler um artigo na 4gnews e queres continuar a ler para baixo. Só que estás no MacDonalds e tens as mãos encharcadas de óleo das batatas fritas. Pois bem, fazes o movimento de "scroll" sem tocares no terminal e o Interface reage como se o tivesses tocado.

Esta é sem dúvida uma função útil e que pouca gente conhece. Como é de esperar, caso a Apple introduza as características nos próximos iPhone, é uma questão de tempo até que os concorrentes sigam o mesmo caminho.

Aos poucos a tecnologia móvel vai ficando mais elegante. Uma pena que tenhamos de esperar que a Apple o faça para ver os outros fabricantes a dar o passo também.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung e LG, apesar dos lucros em alta, aposta mínima na R&D

OnePlus 6, tal como o Huawei P20, dará para esconder a ‘Notch’

Xiaomi. O que podemos esperar do seu Black Shark?

| Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.