Apple iPhone 15 receberá este trunfo dos iPhone 14 Pro

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O ano está a começar, mas já se fala nos próximos smartphones da Apple com apresentação prevista apenas para setembro. Em causa, estão os novos iPhone 15 que, ao que tudo indica, receberão várias novidades interessantes.

A mais recente tese dá conta de uma melhoria significativa no departamento fotográfico destes dispositivos. Acredita-se que os iPhone 15 contarão com o mesmo sensor de 48 MP estreado este ano pela Apple nos iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max.

iPhone 15 e iPhone 15 Plus com câmara principal de 48 MP

Após vários anos "presa" a um sensor principal com 12 MP de resolução, a Apple decidiu dar finalmente o salto em finais de 2022. Fê-lo com a introdução de um sensor com 48 MP exclusivamente nos modelos Pro da sua linha de smartphones iPhone 14.

iPhone 14

Cumprindo com a tradição, a tecnológica americana deverá migrar essa tecnologia para os modelos mais acessíveis um ano após essa efeméride. Com efeito, os iPhone 15 beneficiarão de todas as vantagens proporcionadas pelo novo sensor de 48 MP.

Esta é a tese levantada por Jeff Pu no seu mais recente relatório alusivo aos próximos dispositivos móveis da Apple. Segundo o analista, os iPhone 15 e iPhone 15 Plus contarão com um novo sensor principal herdado dos iPhone 14 Pro.

Ainda assim, ele ressalva que não devemos esperar uma estratégia semelhante no que concerne aos sensor telefoto e LiDAR dos iPhone 14 Pro. Esses continuarão a ser exclusivos dos modelos Pro da Apple, servindo com um dos incentivos à compra dos modelos mais caros.

O novo sensor de 48 MP introduzido com o iPhone 14 Pro utiliza uma tecnologia que une quatro pixels adjacentes em um e que, em teoria, melhorará o seu desempenho sobretudo com pouca luz. O resultado são imagens com uma resolução de 12 MP, mas é possível usufruir dos 48 MP com fotografia RAW.

Jeff Pu aproveita ainda a ocasião para reforçar a introdução da entrada USB-C nos próximos smartphones da Apple. Uma mudança que vem a reboque das alterações legislativas promovidas pela União Europeia que obrigam à utilização de uma entrada comum em todos os equipamentos eletrónicos suscetíveis de carregamento.

Outros rumores dão conta também da adoção da Ilha Dinâmica nos iPhone 15, o que significa que os modelo base de 2023 irão deixar de contar com uma notch. No entanto, a diferença de processadores será para continuar, com este modelos a usarem o A16 Bionic presente nos iPhonr 14 Pro.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.