Apple iPhone 15 Pro Max: eis o que esperar da câmara fotográfica

Rui Bacelar
Comentar

O melhor dos Apple iPhone a estrear em 2023 não estará à altura do Samsung Galaxy S22 Ultra no quesito de ampliação de imagem ou zoom ótico. No entanto, terá uma nova geração de câmaras fotográficas desenvolvidas pela tecnológica de Cupertino que prometem conquistar os utilizadores mais exigentes.

Em causa está a câmara fotográfica periscópica que usa um intrincado sistema de elementos óticos para ampliar a imagem. Ao que tudo indica, a fabricante de smartphones iOS usará um sensor de 12 MP com ampliação ótica de 5 vezes ou 6 vezes. As informações são avançadas pelo famoso analista de mercado Ming-Chi Kuo.

A gama Apple iPhone 15 deve estrear em setembro de 2023

Apple iPhone

Os rumores sobre a aplicação de uma câmara fotográfica com objetiva periscópica são já antigos, circulando os primeiros indícios já em inícios de 2021. Agora, contudo, esta tese volta a ser apontada, desta feita por um dos analistas mais versados nas lides tecnológicas e, em particular, na Apple.

Para Ming-Chi Kuo, analista de mercado na empresa TF Securities, na sua publicação efetuada no Medium, a Apple deve integrar este elemento em 2023. Fá-lo-á, contudo, apenas no modelo mais caro do seu telemóvel, o futuro Apple iPhone 15 Pro Max. Ainda de acordo com o seu testemunho, este atributo também estará presente nos iPhone 16 Pro e iPhone 16 Pro Max.

[Analysis] Apple’s camera supply chain will enter a two-year high-speed growth cycle thanks to iPhone 15’s adoption of a high-ASP periscope design / Apple相機供應鏈將因iPhone 15採用高單價潛望鏡設計而進入連續兩年高速成長週期 @mingchikuo https://t.co/CfUiUe7JQH

— 郭明錤 (Ming-Chi Kuo) (@mingchikuo) 14 de julho de 2022

Kuo prevê assim que a Apple torne esta câmara exclusiva do iPhone mais caro de 2023. Já para o ano seguinte de 2024 este mesmo trunfo poderá chegar à versão base do modelo Pro, ainda que para já seja impossível fornecer garantias.

Câmara periscópica de 12 MP com ampliação ótica da imagem até 6 vezes

Apple iPhone 13 Pro Max
As caraterísticas da câmara do atual modelo Apple iPhone 13 Pro Max. Crédito @Apple.

O analista acredita que a Apple terá uma câmara periscópica mais comedida face ao que encontramos agora nos Galaxy S22 Ultra 5G com zoom ótico de até 10 vezes. Mais concretamente, o melhor que podemos esperar é uma ampliação ótica (zoom) de até 6 vezes, senso igualmente possível que este valor se fique pelas 5 vezes de ampliação.

De qualquer modo, nos principais smartphones Android do mercado, incluindo o supracitado Galaxy, acima de um determinado valor de ampliação entra em ação o zoom híbrido. Isto mais não é que a aplicação do valor máximo de zoom ótico, com o zoom digital que aproveita a alta resolução dos sensores fotográficos. Portanto, é provável que a Apple siga esta mesma estratégia.

Note-se que esta será uma adição já esperada e algo atrasada nos telemóveis Apple face à maioria dos concorrentes Android. Por exemplo, citamos o Huawei P30 Pro que estreou a ótica periscópica, ou mesmo o OPPO Reno 10x Zoom Edition em 2019.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com as novidades de tecnologia na 4gnews. Email: ruifbacelar@gmail.com