Apple iPhone 14 Pro: vê como será uma das suas maiores novidades (vídeo)

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Estamos a sensivelmente um mês da apresentação da nova linha de smartphones da Apple. De entre os dispositivos revelados no tradicional evento de setembro, os iPhone 14 Pro serão aqueles que trarão as principais novidades.

Além do desaparecimento da notch, a Apple irá também incluir a funcionalidade always-on display há muito pedida pelos seus utilizadores. Agora, eis que surgem mais detalhes acerca do funcionamento desta novidade no iPhone 14 Pro.

Here's how the iPhone 14 Pro's always-on display will work... 👀📱Rather than being completely black with just the date/time like on Android, your wallpaper will fade out and still be visible.(via @9to5mac) pic.twitter.com/DfJV8CTxuR

— AppleTrack (@appltrack) 29 de julho de 2022

Always-on display do iPhone 14 Pro será diferente daquilo que vemos no Android

As evidências do funcionamento do always-on display nos iPhone 14 Pro foram descobertas pela publicação 9to5 Mac. Após uma análise detalhada do código fonte da nova beta do iOS 16, foi possível desvendar um pouco mais do funcionamento desta novidade.

Tal como podes ver no vídeo partilhado nas redes sociais, os papéis de parede não desaparecerão completamente do ecrã do iPhone 14 Pro. Ao invés, este irá apenas escurecer, dando maior destaque a elementos como o relógio ou notificações.

Na beta 4 do iOS 16, a equipa do 9to5 Mac encontrou referências à funcionalidade "adormecer" para os papéis de parede do iPhone. Com efeito, estas imagens continuarão a ser percetíveis, embora com menor luminosidade, mesmo no modo always-on display.

Esta é uma abordagem bem diferente daquilo que vemos no universo Android. Aqui, os smartphones tendem a apagar completamente o ecrã, deixando visíveis apenas elementos como as horas ou notificações.

Naturalmente que a abordagem da Apple começa já a levantar preocupações com a autonomia dos iPhone 14 Pro. Ao ter uma imagem sempre visível será necessário um maior consumo energético da bateria do smartphone.

Para acalentar estes receios, é referido que a taxa de atualização do ecrã baixará para apenas um 1 Hz nestas condições. Pormenor que ajudará a diminuir o consumo energético para não sacrificar em demasia a autonomia do iPhone 14 Pro.

É importante notar que o always-on display só fará parte dos iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max precisamente pelo seu ecrã ProMotion. Os demais elementos desta gama de smartphones não beneficiará desta novidade.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.