A próxima geração de telefones Apple deve ser anunciada oficialmente em setembro de 2022. Posto isto, estamos numa fase precoce do desenvolvimento do produto, ainda que os seus traços gerais devam estar já definidos pela tecnológica de Cupertino.
Entre estes, contamos com uma mudança significativa que, aliás, tem vindo a ser pedida pelos fãs, a redução da notch presente na parte superior dos iPhone. Assim sendo, vemos agora uma das primeiras fugas de informação potencialmente relevantes que nos mostram precisamente esse elemento atualizado para 2022.
Será este o verdadeiro aspeto dos Apple iPhone 14 Pro?
Segundo os mais recentes rumores a Apple reduzirá efetivamente o tamanho da notch na medida do possível. Isto é, o painel continuará a ser perfurado pela câmara fotográfica frontal. Todavia, a maioria dos sensores necessários para o mecanismo de autenticação facial, o Face ID, poderão ser embutidos sob o ecrã AMOLED.
Além disso, ainda durante o último ano vimos algumas patentes da Apple a sugerir a compactação e redução do tamanho dos componentes necessários para fazer o scan 3D do nosso rosto, etapa crucial do sistema Face ID, tornando assim exequível uma redução da notch ainda presente nos Apple iPhone 13.
Note-se, contudo, que para já estamos no reino da especulação, ainda que seja provável uma abordagem similar à avançada pelos rumores. Há, em simultâneo, uma tese que defende a implementação da câmara fotográfica frontal sob o próprio ecrã AMOLED, tal como a Samsung fez no seu mais recente smartphone dobrável topo de gama, o Galaxy Z Fold 3.
Em setembro de 2022 ficaremos a conhecer a próxima geração Apple iPhone
Entre as hipóteses avançadas mais recentemente está a da notch em forma de comprimido, um pequeno cilindro, com espaço apenas para a câmara fotográfica, bem como alguns dos sensores principais para o sistema Face ID.
Teríamos assim uma das maiores mudanças visuais dos últimos anos a brindar os telefones iOS, ainda que importe frisar, mais uma vez, nada está definido neste momento. Em causa estão fugas de informação cuja veracidade não pode ser autenticada.
Por outro lado, temos também visto alguns rumores a apoiar esta tese, ao passo que outros defendem a implementação de todos os componentes atualmente presentes na notch já debaixo do ecrã. Algo que poderia libertar a totalidade do painel frontal.
Em síntese, até ao momento temos visto diferentes rumores e algumas fugas de informação de autenticidade questionável a apontar uma forte redução da notch. Ou seja, este é o ponto de concordância entre diferentes fontes até ao momento.
Recordamos, por fim, que a apresentação desta nova geração, os Apple iPhone 14 com novos processadores e demais melhorias, devem ser apresentados no mês de setembro, indo ao encontro do tradicional calendário de apresentações Apple.
Editores 4gnews recomendam: