MIUI 13 disponível para os mais cobiçados dispositivos Xiaomi

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Xiaomi continua a fazer chegar a sua MIUI 13, a mais recente versão da interface de utilizador própria, baseada já no Android 12 da Google, a mais dispositivos móveis. Com efeito, damos agora conta da sua disponibilidade para os tablets Xiaomi Pad 5, bem como o smartphone topo de gama Xiaomi MIX 4.

Os mais recentes tablets da empresa são assim os primeiros dispositivos, após a linha Xiaomi 12, a receber esta nova e importante atualização de sistema na sua vertente estável. Há várias novas funcionalidades presentes na interface, bem como a interligação entre os smartphones Xiaomi e os seus tablets.

Desse modo, a MIUI 13 adaptada aos tablets é uma das atualizações que darão nova vida aos dispositivos a que se destinam, além de mudarem a forma como telefones e tablets comunicam entre si.

MIUI 13 estável chega aos tablets Xiaomi Pad 5

Naturalmente, a distribuição começou na China, fonte das capturas de ecrã que ilustram este artigo. Vemos aqui, por exemplo, o novo tipo de letra MiSans que se pretende mais claro, de fácil leitura e melhor adaptação aos ecrãs dos dispositivos móveis.

Ademais, a MIUI 13 também otimiza a orientação horizontal da interface de modo a proporcionar uma maior versatilidade e possibilidades para trabalho, com barras de acesso direto aos mais importantes aspetos e funções dos Xiaomi Pad 5.

Vemos anda a adição do controlo de segurança, neste caso o código de verificação, para estabelecer ligação direta com dispositivos móveis (smartphones) da Xiaomi. Assim que esta ligação é estabelecida, o utilizador pode, por exemplo, copiar ficheiros no telefone e colar no tablet sem qualquer esforço.

Atualização traz o Android 12 aos principais dispositivos móveis Xiaomi

Além dos supracitados tablets, também o smartphone Xiaomi MIX 4 começou a receber a mais recente atualização de sistema, já na versão estável. Mais concretamente, chega o firmware com o número de compilação MIUI13 13.0.2.0.SKMCNXM. Ou seja, não é uma versão de testes (beta), mas sim a versão estável que, gradualmente, chegará também à Europa.

Podemos também dar conta do "peso" desta atualização. São, com efeito, 4,9 GB de informação a compor a nova MIUI 13 para os dispositivos eleitos para esta atualização na sua versão pronta para o grande público.

Em seguida, a MIUI 13 chegará até ao fim de janeiro a smartphones como os Xiaomi Mi 11 Ultra, Xiaomi Mi 11 Pro, bem como os Xiaomi Mi 11 e a todas as versões dos tablets Mi Pad 5 da tecnológica chinesa.

Por fim, vê as principais novidades desta atualização, com a listagem detalhada das melhorias e alterações introduzidas pela Xiaomi.

Editores 4gnews recomendam:

  • OnePlus 10 Pro promete deslumbrar com novo tipo de ecrã AMOLED
  • MEO, NOS e Vodafone com 5G: quanto custa e para quem é gratuito
  • Xiaomi pode resolver um dos maiores problemas dos smartphones Android
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.