Apple iPhone 14 Pro: Ecrã Always-on, barra de estado e mais novidades iOS

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A três dias da apresentação oficial dos novos Apple iPhone 14, os rumores sobre os próximos dispositivos continuam a circular com especial intensidade pela Internet. No entanto, com a última versão beta do iOS 16, a próxima iteração do sistema operativo da tecnológica de Cupertino para os seus telemóveis, sabemos quais serão algumas das novidades.

Importa frisar que até à apresentação não podemos ter como certas as novidades elencadas em seguida. Não obstante, face às fugas de informação e ao material presente nas versões de teste do iOS 16, é certo que a barra de estado terá o ícone de bateria clássico no mundo Apple e não só. Podemos ter um melhor aproveitamento do novo notch em forma de comprimido e o Ecrã Always-on.

Espaço do notch em formato de comprimido pode ter LED's virtuais nos iPhone 14 Pro

Apple iPhone 14 Pro
Pormenor do indicador luminoso ao meio da nova notch. Mera representação digital.

O Apple iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max devem apresentar um novo formato de notch em formato de comprimido, ou cilindro alongado, tal como o ilustram a imagem acima.

Aí, no espaço entre os recortes das câmaras e sensores FaceID, a Apple pode colocar "LED's" virtuais. Servirão para indicar a utilização da câmara fotográfica frontal e do microfone, por exemplo.

Tal como temos atualmente no Android 12 e Android 13, sempre que uma aplicação tem acesso a componentes sensíveis como câmaras e microfones, vemos um ponto verde no canto superior do ecrã.

Isto está presente em virtualmente todas as interfaces de utilizador, vindo reforçar a privacidade do utilizador. Este, com efeito, tem um alerta visual para a utilização destes componentes.

Espaço da notch pode ser aproveitado nos Apple iPhone 14 Pro

Allegedly, this is a toggle in the iPhone 14 Pro that we can use to switch the appearance of the pill + punch-hole to a single long pill. pic.twitter.com/jBucAnTZLU

— Alvin (@sondesix) 3 de setembro de 2022

Implementação similar pode ser seguida pela Apple. Ao que tudo indica, nos iPhone 14 Pro com o novo formato de notch, poderemos ter, digitalmente, um espaço entre ambos os recortes que poderá ser aproveitado para exibir os indicadores luminisos.

Tal como vemos no vídeo acima, entre a perfuração para a câmara frontal (círculo) e espaço para os sensores FaceID (cilindro), temos algum espaço sobrante. Assim, a Apple pode aproveitá-lo digitalmente para exibir algum tipo de informação.

iOS 16 deve aproveitar melhor o espaço da nova notch nos iPhone 14 Pro

Apple iPHone 14 Pro
Pormenor do indicador luminoso ao meio da nova notch. Mera representação digital.

Segundo consta, esta informação será a indicação luminosa de notificação recebida, à semelhança dos LED's de notificação, bem como os indicadores luminosos da câmara e microfone. Note-se ainda que estes mesmos indicadores estão já presentes nos modelos de Apple iPhone atuais. São apresentados imediatamente ao lado da notch de maiores dimensões.

Assim sendo, com estes indicadores a migrarem para a nova notch, teremos mais espaço para os demais ícones. Ou seja, teremos mais espaço para indicadores do nível de batera, sinal de rede móvel, bem como outras informações de relevo.

Barra de estado renovada, ecrã Alway-On e mais novidades, só para os iPhone 14 Pro

The final iPhone 14 Pro design! Do you like it? pic.twitter.com/m3J3beF2mk

— Apple Hub (@theapplehub) 2 de setembro de 2022

Em suma, a nova barra de estado, as novas funções do ecrã Always-On e novos indicadores luminosos só estarão disponíveis para os modelos Apple iPhone 14 Pro. Recordamos que, de acordo com as informações atuais, só estes equipamentos terão ecrãs AMOLED com taxa de atualização variável entre 1 Hz e 120 Hz, pelo que só estes tirarão partido do modo Always-On.

Por fim, resta-nos agora aguardar pela apresentação oficial dos dispositivos móveis a 7 de setembro. Só aí as dúvidas serão finalmente aclaradas pela mão de Tim Cook e demais executivos da gigante de Cupertino.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.