Google Chrome recebe atualização urgente do browser, atualizem já!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Atualizem logo que possível o vosso navegador Google Chrome no computador (PC Windows / Mac), bem como para dispositivos móveis nas respetivas apps para Android e iOS (iPhone e iPad). Escassos dias após ter disponibilizado um patch de segurança com o intuito de resolver um total de 24 vulnerabilidades de segurança, os responsáveis do Chrome lançam uma nova atualização.

Esta é uma atualização de emergência e já está disponível globalmente para todo e qualquer utilizador. Tudo o que têm a fazer é aceder às definições do browser (ver imagem em seguida), e dar início à verificação de segurança. Isto atualizará o navegador na versão desktop, aplicando-se a ambos os sistemas operativos para computadores.

Falha de segurança é utilizada por piratas informáticos, afirma a Google

Emergency Google Chrome Security Update For All Users As Attackers Strike https://t.co/fvRpBAjM0k pic.twitter.com/eU0HA8Itdn

— Forbes Tech (@ForbesTech) 3 de setembro de 2022

A todos os utilizadores de dispositivos móveis, a atualização está disponível via Google Play Store, para Android e App Store, para iOS (iPhone e iPad). A necessidade de atualizar este programa / aplicação é real, uma vez que se aplica a uma falha zero-day, ou vulnerabilidade raiz, já confirmada pela própria gigante das pesquisas.

O pior de tudo? A Google confirmou, no seu blog, que esta mesma falha já foi utilizada por meliantes para aceder aos dispositivos de utilizadores incautos. Desse modo, a tecnológica norte-americana coloca grande ênfase na necessidade de atualizarem de imediato os respetivos navegadores Google Chrome.

Google Chrome

Mais concretamente, temos agora a distribuição da versão Chrome 105.0.5195.102 para as plataformas Windows, Mac e Linux. Em simultâneo chega também às plataformas móveis Android e iOS através das respetivas lojas de conteúdos.

Google Chrome corrige de emergência a vulnerabilidade CVE-2022-3075

A CVE-2022-3075 está relacionada com uma insuficiente verificação de dados que afeta as runtime libraries também conhecidas como Mojo. Os detalhes técnicos desta vulnerabilidade podem ser consultados no respetivo repositório.

Esta é a extensão dos detalhes sobre o ataque em curso, a vulnerabilidade que o permitiu, estando já a ser colmatada com a atualização de emergência. Mais uma vez, caso ainda não o tenham feito, atualizem o Google Chrome.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.