Apple iOS 11: 7 mudanças a explorar mal instales a nova versão

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 3 min.

O Apple iOS 11 chegou aos equipamentos da empresa de Cupertino. Apresentado a meados deste ano, o novo User Interface do Sistema Operativo da Apple promete trazer irreverências relevantes no mundo mobile.

Se tens um iPad as mudanças serão garantidamente gratificantes, contudo, também no smartphone será interessante ver até que ponto é que este novo User Interface se enraizará no quotidiano dos utilizadores.

Vê ainda: Wallpapers do iPhone 8 e iPhone X para smartphone Android – Dica

Estas são as grandes mudanças que deves explorar mal instales a nova versão do Apple iOS 11 no teu smartphone ou tablet da empresa de Cupertino.

Centro de acção do Apple iOS 11

O novo centro de acção é sem dúvida uma das mudanças mais bem-vindas ao iOS. O novo Apple iOS 11 dá-nos mais possibilidades com um simples swipe para cima. Para além de ajustares o brilho do smartphone, ou ligar o Wi-fi, terás ainda novas possibilidades como ligar a conexão à internet por dados móveis ou mesmo um rápido setup de espelhamento via Apple Air Play.

Visualização de armazenamento

O novo iOS 11 traz aos utilizadores iPhone e iPad uma característica já há muito pedida. Agora, tal como no Mac, poderás ver onde é que o teu armazenamento está a ser gasto de uma forma mais eficaz.

Os, agora "standard", 32GB não são aguentam com tudo. A partir deste momento, se te dirigires às definições de memória terás uma ideia mais concreta daquilo que o dispositivo está a armazenar, ou seja, limpar "tralhas" do teu iPhone será bem mais simples.

Formato de ficheiros de imagem e vídeo

Uma das grandes mudanças no Apple iOS 11 é também o novo tipo de ficheiros para as fotografias e vídeos. Com o novo formato HEIF format conseguirás ter uma qualidade acima da média com um tamanho de ficheiros menor.

Embora esteja designado para gravar fotografias em JPEG por definição, podes-te dirigir a "Definições - Câmara -> Formatos" e escolher "Alta eficiência" de forma a salvares alguma memória no teu dispositivo sem perder qualidade nos ficheiros.

Maior privacidade nas aplicações

Um dos grandes problemas das novas tecnologias é a falta de privacidade que existe. Muitas aplicações pedem a nossa localização sem necessariamente necessitarem de tal. Com o Apple iOS 11 podes definir qual a app que queres dar a tua localização. Poderás ainda definir para dares a tua localização apenas quando estás a a utilizar a aplicação, algo que não era possível até então.

Clicar e arrastar

Esta característica terá mais fundamento nos iPads, contudo, é uma das mais esperadas. Com o "drag&drop" poderás simplesmente clicar nos ficheiros que pretendes modificar de local e arrastá-los para a aplicação desejada. Com o split-screen do iPad fica ainda mais simples conseguir utilizar este tipo de funcionalidade.

Não distrair enquanto condução

Esta é uma das características mais relevantes e que menos "tecnologia envolve". O Apple iOS 11 detectará quando entras no teu carro e emparelhas via bluetooth que possivelmente estarás a conduzir.

Quando tal acontece, o ecrã fica totalmente preto e envia mensagens automática a todos os possíveis contactos que possas receber. A mensagem é personalizada e chegará com o "Estou a conduzir, entrarei em contacto assim que possível". Podes ativar ou desativar a funcionalidade poderás também te dirigires ao novo novo painel de controlo.

"Find the Files" app

A nova funcionalidade traz ao iOS 11 a mesma funcionalidade dos computadores MAC. Com este "Find the File" já não andarás perdido à procura de determinado ficheiro. A nova aplicação é também compatível com terceiros, como Google Drive e DropBox, para facilitar as tuas formas de armazenamento.

Mas é só isto?

O novo iOS 11 não traz apenas estas modificações, contudo, acredito que estas sejam as mais significantes. Tens novos formatos nas notificações, swipes para a câmara quando está ecrã bloqueado, entre outros.

Será garantidamente divertido explorares o novo iOS nos próximos dias, assim sendo, vai-me deixando o teu feedback sobre esta nova atualização.

Outros assuntos relevantes:

Já podes ter a “monocelha” do Apple iPhone X no teu Android

Apple iPhone 8 e iPhone X em mais benchmarks surpreendem

Zhiyun Smooth-Q – Gimbal para Smartphone está agora em Promoção!

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.