Apple implementa importante aviso de segurança no iPhone 12

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Esta terça-feira começou a chegar aos utilizadores mobile da Apple a versão mais recente do seu sistema operativo: o iOS 14.4. Esta vem acompanhada de uma medida de segurança que pretende proteger os utilizadores contra reparações irregulares das câmaras.

O cenário é para os quatro novos iPhone 12, e coloca-os em segurança se tiverem de ver trocadas as suas câmaras numa reparação. Isto porque o sistema passa a identificar câmaras não genuínas e envia uma notificação ao utilizador.

Para acompanhar esta medida, a Apple partilhou um documento na sua página oficial de suporte sobre a “importância da assistência prestada por técnicos formados que utilizam câmaras Apple genuínas”.

A Apple refere que “as substituições não realizadas pela Apple, por centros de assistência autorizados ou por técnicos certificados podem não seguir os procedimentos de segurança e reparação adequados e podem resultar num funcionamento inadequado ou em problemas ao nível da qualidade de imagem ou da segurança geral do dispositivo”.

Adicionalmente “as reparações que não substituem devidamente os parafusos ou coberturas podem deixar peças soltas que podem danificar a bateria, provocar sobreaquecimento ou resultar em lesões”.

Existem ainda três pontos que podem resultar numa experiência negativa, aquando da substituição de câmara não genuína da Apple.

  • A câmara não foca corretamente ou as imagens não são nítidas
  • Ao utilizar o Modo vertical, o que está a fotografar não está focado ou apenas parcialmente focado
  • Uma app de terceiros que utiliza a câmara poderá bloquear ou encerrar inesperadamente
  • A pré-visualização em tempo real em apps de terceiros poderá aparecer em branco ou poderá ficar bloqueada

Tal como referido acima, esta mensagem aplica-se ao iPhone 12, iPhone 12 Pro, iPhone 12 Pro Max e iPhone 12 mini. Será visível ao aceder a Definições > Geral > Informações. Contudo, tal não afeta a capacidade de utilizar o iPhone e a câmara.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple: iOS 14.4 já está disponível e promete grandes melhorias para o iPhone!
  • Apple iPhone 12 Pro destrói Samsung Galaxy S21 Ultra no Geekbench
  • iPhone 12 continua a ser um sucesso de vendas (menos um dos modelos)
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.