Apple: ecrãs OLED no iPad Pro e MacBook Air só no próximo ano

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Finalmente, parece que a Apple vai mesmo avançar com a integração de ecrãs OLED no tablet iPad Pro e no portátil MacBook Air.

Mas os novos painéis que vão poupar mais o consumo de energia, só devem chegar no próximo ano.

MacBook Air e iPad Pro vão ter direito a ecrãs OLED

Apple iPad Pro
O iPad Pro está atualmente disponível em Portugal por um preço a começar nos 1079 euros Crédito@Apple

Há muito que se fala que a Apple vai integrar ecrãs OLED nas suas séries de tablets e portáteis. É um desejo antigo da empresa de Cupertino e será realizado no próximo ano. Pelo menos, é esta a informação que novos rumores estão a divulgar.

De acordo com essas mesmas fontes, o iPad Pro e o MacBook Air vão ter direito a estes painéis que poupam a vida útil de bateria. As mesmas fontes acreditam que o fornecedor deste componente será a Samsung que está a trabalhar em ecrãs OLED de 11,1 polegadas e 13 polegadas para o iPad Pro.

Já o portátil MacBook Air irá surgir na sua versão OLED com um tamanho de 13 polegadas. Esta informação tinha sido já avançada pelo conhecido informador Apple, Ross Young.

Mas parece que os utilizadores têm ainda de esperar algum tempo. Os mesmos rumores avançam que o iPad Pro com painel OLED chega em 2024 enquanto o MacBook Air com este ecrã só deverá chegar ao mercado em 2026.

Este ecrãs OLED não só poupam energia, dando longevidade na vida útil da bateria, como também fornecem pretos mais profundos e melhoram o contraste. Estas são melhorias importantes neste tipo de equipamentos, cuja utilização assenta muito na qualidade do ecrã.

Em paralelo, esta semana foi também noticiado que o próximo Apple Watch Ultra poderá chegar equipado com um novo ecrã micro LED. De acordo com as fontes desse rumor, apenas este dispositivo terá direito a este ecrã, visto que a produção do painel representa ainda um custo elevado para a Apple.

Posteriormente, a restante série de smartwatches pode ser equipada com este ecrã, assim como os modelos do iPhone. No entanto, e devido aos elevados custos deste componente, a integração nestes produtos será feita mais tarde.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt