O mercado de smartwatches continua a registar boas vendas, apesar de no último trimestre ter já sentido uma queda devido à inflação.
Mas a Apple continua a ser líder destacada deste segmento. Aliás, a empresa de Cupertino arrecada nada mais nada menos que 60% dos lucros totais.
Apple fica com 60% dos lucros totais do mercado de smartwatches
Em 2022, o mercado de smartwatches registou um crescimento significativo, com um aumento das vendas globais na ordem dos 12%, face ao ano anterior. Mas a inflação também já se fez sentir neste segmento que, no último trimestre, teve uma ligeira queda de 2%.
No entanto, a Apple continua alheia a estas flutuações e só tem razões para celebrar o sucesso da sua linha de wearables. De acordo com a empresa de consultoria Counterpoint, a empresa de Cupertino continua a ser líder destacada do segmento, sendo responsável por 34,1% das vendas globais de wearables.
Os especialistas afirmam que a marca consegue este resultado graças à forte procura pelos seus modelos mais recentes, Watch Ultra, Watch Series 8 e também o Watch SE, que foram lançados no outono de 2022.
Em segundo lugar está a rival Samsung que também registou um aumento de 12% nas suas vendas globais, detendo agora uma quota de mercado de 9,8%.
A fechar o top 3 está a Huawei que, atualmente tem uma participação de mercado de 6,7%. Esta é uma boa notícia para a marca chinesa que alterou a sua estratégia para o mercado global, focando os seus esforços na sua linha de wearables e PCs. Recorde-se que devido às sanções de que é alvo, a Huawei está impedida de utilizar determinada tecnologia nos seus smartphones, por exemplo.
Outro dos dados revelados pela Counterpoint é que os modelos mais económicos, com um preço aproximadamente de 100 euros, são responsáveis por 35% das vendas globais de wearables em 2022.
Mas o segmento de smartwatches acima dos 350 euros é que registou um aumento significativo nas vendas, algo na ordem dos 129% ano a ano. Neste ponto em específico, os especialistas consideram que a Apple é que terá impulsionado o segmento com a forte procura pelos seus modelos Watch Series 8 e Watch Ultra com preços mais elevados.
Editores 4gnews recomendam: