Apple garante processadores a 3 nm para os próximos iPhone 15

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A tecnológica norte-americana liderada por Tim Cook quererá garantir o melhor desempenho e eficiência energética para todos os próximos Apple iPhone a serem apresentados por Cupertino. Para tal, já terá encomendado junto da Taiwan Semiconductor Manufacturing Company Limited (TSMC), a produção de todos os processadores.

Face ao exposto, com vários relatos a apontar no mesmo sentido, a Apple terá já garantido 100% da produção dos chips a 3 nm junto da TSMC, a maior fabricante mundial de semicondutores. Os componentes marcarão presença nos telefones iPhone 15 Pro e possivelmente também nos iPhone 15 a chegar em setembro de 2023.

3 nm é o próximo passo para os processadores Apple

Apple

O entrave inicial para o fabrico deste novo padrão de chipsets é o custo de produção elevado. Porém, a Apple está confiante na alta procura deste novo tipo de semicondutores, tendo assim decidido comprometer-se com a encomenda dos componentes.

Segundo avança a publicação Digitimes, a sua produção terá começado já em dezembro último. Porém, só recentemente é que os níveis de produção terão atingido os níveis desejáveis e necessários para dar resposta às necessidades de gigantes como a Apple.

Mais concretamente, até ao final do mês de março, a TSMC conseguirá produzir até 45 000 wafers a 3 nm, com a produção a aumentar de forma gradual. Recordamos, a propósito, que os próximos iPhone 15 devem ser apresentados em setembro de 2023.

Apple A17 seguirá o padrão de 3 nm para os iPhone 15

Wafer

A litografia de 3 nm continuará a ser usada pela Apple nos seus chips A17 a equipar os futuros iPhone 15 Pro. A principal vantagem sob a atual geração de processadores será o melhor desempenho energético, exigindo menos energia da bateria.

São também esperados incrementos consideráveis no poder de processamento, ainda que a principal vantagem prática seja efetivamente a eficiência energética. Segundo os relatos prévios a redução de consumo será de até 35% face à atual geração a 4 nm.

Perante tal ordem de grandeza, é apenas natural que a Apple queira já reservar estes chipsets para equipar a próxima geração de telefones Apple iPhone 15.

A TSMC mantém assim na gigante de Cupertino a sua maior cliente e é também provável que, além dos iPhone, estes chips a 3 nm cheguem também aos próximos MacBook a ser lançados este ano.

According to DigiTimes, Apple has secured all the available TSMC 3nm process (N3). This process is said to be 35% more power efficient that A16 Bionic SoC (4nm).TSMC 3nm process will be used in Apple A17 Bionic SoC and Apple M3 SoC. pic.twitter.com/j2ShfgeFrX

— Ibrahim Shayan (Tech Hacks) (@tech_odigy) 23 de fevereiro de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.