Apple é a única fabricante de smartphones a crescer em 2022 com os iPhone 14

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

As fabricantes chinesas de smartphones como a Xiaomi, OPPO e Vivo foram as que mais sofreram no terceiro trimestre de 2022, com o mercado a cair 9,7% face ao mesmo período do ano anterior. Em perfeito contraste, a Apple cresceu graças aos iPhone 14 e a Samsung segurou a sua posição de dominância.

O mercado global de smartphones e dispositivos móveis caiu, mais uma vez, comparativamente com o ano passado. Porém, a Apple foi a única fabricante a apresentar um crescimento sólido neste 3.º trimestre graças aos novos smartphones Apple iPhone 14.

Apple é a centelha de esperança para um mercado mobile em recessão

IDC Apple
A evolução do mercado de dispositivos móveis de acordo com a agência IDC.

Todavia, é a Samsung que continua a dominar o mercado com o maior volume de smartphones vendidos em 2022. Os dados são agora avançados por duas agências de análise de mercado, a IDC, bem como a OMDIA.

A fraca procura, aliada ao pronúncio de uma nova crise económica de dimensões imprevisíveis, fizeram com que os consumidores se retraíssem durante o último trimestre, o terceiro de 2022. A queda foi consideravelmente abrupta, chegando quase aos -10%.

Em causa está a queda de 9,7% na procura por novos smartphones entre os meses de julho, agosto e setembro de 2022. Há, todavia, uma nota extremamente positiva a ser atribuída à Apple que conseguiu crescer neste trimestre negro.

Apple supera toda e qualquer concorrência graças aos novos iPhone 14

Apple IDC
A evolução do mercado de dispositivos móveis de acordo com a agência IDC.

A Apple superou toda a concorrência devido à base de fãs e utilizadores leais que, por norma, têm mais recursos para adquirir os seus produtos. As declarações da IDC evidenciam a maior fonte de rendimento dos clientes típicos da Apple como um dos fatores para o crescimento da marca ao revés do mercado.

Por outro lado, as fabricantes chinesas foram as mais afetadas. Marcas como a Xiaomi, OPPO e Vivo viram a sua quota de mercado a cair, ao contrário da Apple que, graças aos iPhone 14, registou um crescimento de 1,6%.

Note-se, porém, que os smartphones Apple iPhone 14 só chegaram ao mercado no final de setembro de 2022, ou seja, mesmo no final do trimestre em questão.

Samsung lidera o mercado, seguida pela Apple e Xiaomi

Global #smartphone shipments for 3Q22 totaled 301.2 million units, a 7.6% decrease compared to the same period last year, with major #OEMs in #China recording the greatest negative growth according to our latest research. Read our press release for more: https://t.co/I8TUOCx3FH

— Omdia (@OmdiaHQ) 28 de outubro de 2022

Dito isto, contamos com um crescimento mais significativo da Apple durante o último trimestre do ano, muito por força desta nova geração de dispositivos móveis iOS.

Por fim, as posições no mercado permaneceram inalteradas. A Samsung em primeiro lugar com a Apple em segundo lugar. Logo após temos a Xiaomi em terceiro lugar, seguida pela OPPO e Vivo que empataram com 8,6% na quarta posição.

WW #Smartphone Market Suffers 9.7% YoY Decline with 301.9M Shipments in Q3 2022 due to global softening of demand. @Apple is only top 5 vendor to register positive growth (1.6%) and showcases highest ever Q3 shipments, per latest @IDC Data. Read more: https://t.co/RiyJwQChlt pic.twitter.com/3hEJsticJy

— Nabila Popal (@NabilaPopal) 28 de outubro de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.