Vivo anuncia o Funtouch OS 13 com base no Android 13 da Google

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A Google disponibilizou há escassos meses a mais recente versão do seu sistema operativo para dispositivos móveis, o Android 13. A partir daí, fabricantes (OEM's) como a Vivo começaram a trabalhar nas respetivas adaptações e interfaces de utilizador. Agora, com efeito, temos o anúncio da versão Funtouch OS 13 da tecnológica chinesa, Vivo.

O sistema operativo da Google,"vestido" com a interface da Vivo, traz novas opções de personalização, com atualizações ao nível de segurança e funcionalidades user friendly. O objetivo? Proporcionar para uma experiência mais suave e ininterrupta.

Vivo lançou a sua nova interface para smartphones, a FunTouch OS 13

Vivo FunTouch OS 13 Android 13 Google

A vivo lança oficialmente o novo Funtouch OS 13 para os consumidores europeus. Assim, com base no recém-lançado Android 13, esta interface atualizada combina a qualidade da vivo com novas e melhoradas opções de personalização.

Temos, de igual modo, ênfase colocada na privacidade e segurança, bem como funcionalidades de controlo para uma experiência mais suave e ininterrupta.

1. Fica mais fácil adicionar um toque de personalização ao ecrã

Vivo FunTouch OS 13

Em primeiro lugar, a Funtouch OS 13 permite aos consumidores um maior controlo visual do seu ecrã principal.

Temos aqui, com efeito, a funcionalidade de ícone monocromático para os utilizadores. Assim, estes podem agora alterar a cor dos ícones do seu ecrã principal para combinar com as interfaces do wallpaper, sistema e aplicações.

Além disso, o novo sistema permite que os consumidores personalizem as cores nas UI do seu sistema e nas aplicações integradas, incluindo os seus painéis de notificação, controlo de volume, calculadora e relógio.

Em suma, o sistema pode utilizar a cor a partir do wallpaper e tema preferidos dos consumidores, de forma a determinar a tonalidade de cor adequada. Assim, aplicando-a à interface da aplicação, e assim oferecer ao dispositivo uma maior personalização.

2. Mais proteção e segurança na Vivo FunTouch OS 13

Vivo FunTouch OS 13

A nova funcionalidade de fixação de aplicações ajuda a manter seguros os dados mais sensíveis. Isto de forma a proporcionar aos consumidores uma maior tranquilidade no que respeita à sua segurança e privacidade.

Portanto, quando outra pessoa utiliza o dispositivo, a função de fixação de dois níveis mantém a aplicação escolhida à vista e impede o acesso a outras aplicações no dispositivo.

Ou seja, esta funcionalidade permite uma maior flexibilidade. Por exemplo, permitindo ao proprietário definir quais os parâmetros e controlar as ações autorizadas dentro da app fixa quando outras pessoas usam o dispositivo.

Vivo Funtouch OS 13

Esta atualização também possibilita que os consumidores ocultem fotos e vídeos. Isto para além de poderem escolher seletivamente o acesso das várias aplicações a fotos específicas.

Em suma, algo que evita visualizações indesejadas nos seus dispositivos, com óbvias melhorias quanto à proteção de privacidade.

3. Controlos melhorados e funcionalidades fáceis de utilizar, para proporcionar maior comodidade além do Android 13 da Google

Funtouch OS 13

Em seguida, para simplificar a experiência dos consumidores vivo, o Funtouch OS 13 melhora ainda o gestor de aplicações, o iManager, o qual pode ajudar a monitorizar o tempo de utilização da aplicação.

Portanto, se a utilização do CPU for demasiado elevada, os consumidores podem encerrar essa aplicação.

Ademais, o iManager pode evitar o sobreaquecimento, ao reduzir o total de aplicações ativas e ajustar a frequência da CPU com base no recurso ao arrefecimento do telemóvel.

Funtouch OS 13

Aliás, para além de updates meteorológicos, o dashboard também dispõe de um cartão AQI para consumidores conscienciosos quanto aos cuidados a ter com a saúde.

O mesmo se aplica a todos aqueles que desejem verificar instantaneamente as últimas informações sobre a qualidade do ar com um índice PM2.5 detalhado disponível.

Mais ainda, perante a reconhecida experiência de fotografia mobile premium da vivo, esperam-se novas atualizações ao nível de fotografia e vídeo.

Assim, mais concretamente, com a ocular profissional facilita a fotografia, com um novo anel de estabilização que ajuda a mitigar quaisquer efeitos de mãos mais trémulas.

4. Melhor edição de fotografia e vídeo com a FuntouchOS 13 da Vivo

Funtouch OS 13

O novo OS também aperfeiçoou o processo de edição de vídeo, ao permitir aos utilizadores retirar o som do vídeo enquanto editam as imagens. Aliás, permite até fazer ajustes precisos de volume em cada segmento do vídeo, ajudando à criação de vídeos.

Em termos de controlos de acessibilidade, foram feitas melhorias, com a correção e inversão de cor. Isto bem como a opção de remover animações para utilizadores com necessidades específicas, como deficiências visuais.

Por fim, o Funtouch OS 13 está já disponível, desde logo, no X80 Pro. A vivo vai gradualmente trazer o Funtouch OS 13 a mais utilizadores em todo o mundo, com as experiências mais inovadoras de sempre.

We are glad to announce the launch of Funtouch OS 13 in Europe based on the new @Android 13 software. 🎉Learn more about Funtouch OS 13 new features and its roll-out plan on our newsroom 👉 https://t.co/xGsCYR0H51 pic.twitter.com/nHyS1V9txc

— vivo Europe (@vivo_europe) 25 de outubro de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.