Apple disponibiliza o iOS 16.2 e iPadOS 16.2, atualiza já!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A gigante de Cupertino deu início à distribuição global das mais recentes atualizações para o teu iPhone e iPad. Em causa está o sistema operativo iOS 16.2 e iPadOS 16.2, já a caminho dos dispositivos Apple suportados com várias novidades e melhorias.

O destaque vai para a introdução da aplicação (app) Freeform, a estrear no grande ecrã dos Apple iPad. A aplicação foi criada especificamente para promover e facilitar as ações de brainstorming, discussão e debate coletivo, com foco no desenho.

Freeform é a nova app de criatividade do iPad, ao iPhone até ao iMac

Apple iOS 16.2

A aplicação vem agora dar uma nova forma de vários utilizadores colaborarem durante sessões de brainstorming para alcançarem um objetivo comum. O foco está na fluidez, possibilidade de escrever, desenhar e organizar estas telas brancas para trabalho.

Apple Freeform

Toda a organização dos elementos visuais está ao critério do utilizador, podendo este tirar partido de "uma vasta gama de ficheiros opções" que podem ser exploradas através da nova aplicação.

iPad

Todo o conteúdo é armazenado na iCloud, para podermos trabalhar em qualquer lugar a partir do iPad, iPhone, iMac, ou seja, disponível através de qualquer dispositivo Apple compatível, tal como informa a própria tecnológica.

Apple Music Sing chega também aos dispositivos compatíveis

Apple Music

Em simultâneo, a Apple introduz também a nova função de karaoke no seu serviço de streaming de música, o Apple Music Sing para o efeito pretendido. Na prática, temos uma nova forma de cantar com as músicas disponíveis na plataforma e muito mais.

Proteção de dados com criptografia de ponta a ponta

Mais ainda, temos novas opções de criptografia de ponta a ponta, bem como outras ferramentas dignas de nota. Aliás, no que concerne à proteção de dados avançada para o iCloud, a nova opção expande o número total de categorias de dados iCloud protegidos.

Esta proteção é conseguida graças à encriptação de ponta a ponta para 23. Aqui incluindo iCloud Backup, Notas e Fotos - protegendo a sua informação mesmo no caso de uma violação de dados na nuvem, tal como informa a própria empresa.

Correções de erros e novas ferramentas de trabalho

Temos o habitual leque de correções de erros como o que afetava a plataforma Zoom, nos gestos e toque com várias entradas. Na prática, o erro afetava a função multi-touch e estará agora resolvida, vindo assegurar as funções de acessibilidade do Zoom.

Para além disso, a Apple afirma que a atualização vem corrigir até 30 lacunas de segurança nas suas plataformas, pelo que é de grande importância que a instalem logo que possível.

Por fim, a notificação de atualização disponível deve estar a aparecer em todos os dispositivos Apple compatíveis. Bastará, desse modo, aceitar e dar início à instalação no iPhone, iPad, etc.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.