Apple confirma o design e desbloqueio facial para o seu iPhone 8

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Com o aproximar do mês de setembro é natural que comecem a surgir ainda mais informações relativas ao novo smartphone da Apple. Este tem sido apelidado de iPhone 8 e têm sido muitas as novidades apontadas ao mesmo. Não só em termos de design e qualidade de construção, como também novas funcionalidades a serem implementadas.

Depois de muitos rumores semelhantes, eis que hoje temos provas vindas diretamente da empresa de Cupertino. Escondidas no código fonte do Samsung SM-G9298: Eis um telemóvel “flip-phone” Premium da Samsung

Há muito que se fala que o novo iPhone 8 contará com um ecrã cujas margens serão reduzidas ao máximo. Reduzidas de uma forma que apenas será deixado um espaço no topo do mesmo para albergar o auscultador, os sensores de luminosidade e proximidade e a câmara frontal deste novo smartphone.

Pois bem, essa possibilidade acaba de ser confirmada indiretamente por parte da própria Apple. A imagem que podes ver imediatamente acima estava escondida no código fonte do novo HomePod, libertado na semana passada. Esta imagem encontra-se escondida numa diretoria de imagens vetoriais e que posteriormente serão exibidas na interface do utilizador seja ela em que resolução for.

Mas sendo esta apenas uma imagem representativa, não nos é deixada qualquer pista sobre outro tipo de funcionalidades. Se o novo sensor de impressões digitais estará albergado sobre o seu ecrã. Que tipo de sensores estarão naquela falha no topo do equipamento ou outros. Apenas temos a confirmação do aspeto frontal do próximo iPhone 8.

Apple iPhone 8 contará mesmo com tecnologia de desbloqueio facial

Outra das novas funcionalidades apontada ao novo iPhone 8 é a tecnologia de desbloqueio facial. Este tipo de autenticação já se encontra disponível no mercado incorporada no novo Samsung Galaxy S8. Contudo, a sua segurança está descredibilizada pelo facto de poder ser facilmente enganada com uma simples fotografia do detentor do smartphone.

Poderá a Apple substituir o Touch ID por desbloqueio facial no iPhone 8?

Logo, foi com algumas sobrancelhas levantadas que se começou a falar na possibilidade de a Apple incorporar esta tecnologia no seu novo smartphone. Pois bem, o desbloqueio facial vai mesmo marcar presença no novo iPhone 8, restando apenas saber se o mesmo irá substituir por completo o Touch ID ou se será apenas um complemento.

Foi no mesmo código fonte que o programador Steve Troughton-Smith descobriu a presença desta tecnologia. A mesma aparece referida como pearlID dentro do firmware biometricID.

Embora nenhuma tecnologia biométrica apareça ativada no código fonte do HomePod, podes ainda retirar algumas conclusões relativamente ao pearlID. Esta será dotada de tecnologia de infravermelhos para que possa funcionar plenamente tanto em condições de boa luminosidade como quando a luz é escassa.

A partir do dia de hoje, existem já duas coisas com as quais podemos contar no novo iPhone 8. O seu design frontal será precisamente aquele que tem sido apontado ao longo dos últimos meses e contaremos ainda com uma nova forma de autenticação biométrica neste novo smartphone.

Irá a Apple confirmar ainda mais funcionalidades do seu iPhone 8 antes da sua apresentação? Caso assim o seja, estaremos deste lado para que fiques a par das mesmas.

Outros assuntos relevantes:

Nokia 8 – Smartphone Android custará cerca de €500 na Europa

Motorola Moto G5S Plus: Um olhar detalhado ao novo smartphone

ANACOM dá razão à DECO e impõe indemnização aos clientes NOS e MEO

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.