Apple demorou uma década para desenvolver o processador M1

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 2 min.

Já ninguém tem dúvidas que os primeiros produtos da Apple equipados com os seus processadores M1 baseados na arquitetura ARM são um sucesso tremendo. A indústria aguarda agora apenas pelas próximas versões do Apple Silicon para perceber todo o potencial destes novos chips, que aparentemente estiveram em desenvolvimento durante 10 anos.

Um antigo engenheiro da tecnológica de Cupertino partilhou recentemente detalhes acerca de todo este longo processo que colocou a Apple no topo da cadeia de desempenho. Os dividendos do seu trabalho são tais que a concorrência parece agora ter de correr atrás para apanhar a empresa de Tim Cook.

Processador M1 é fruto de 10 anos de trabalho

A conversa teve lugar no Twitter depois de Shac Ron ter sido confrontado com a afirmação de que os Mac com M1 são tão poderosos devido à sua gestão de cache. Esta sugestão desvaloriza o efeito da arquitetura ARM e Ron parece não concordar com isso.

O engenheiro revelou que o primeiro processador ARM de 64-bit da Apple foi o A7, lançado em 2013 com uma arquitetura de instruções personalizadas (ISA). Significa isto que a arquitetura ARM64 nasceu bem antes da própria ARM ter colocado o seu design à disposição de terceiros.

Ron chama ainda a atenção para o facto da Apple ter iniciado os seus trabalhos no ARM64 em 2010. Na data do seu lançamento (2013) estava tão à frente do seu tempo que apanhou a Samsung e Qualcomm de surpresa.

A aposta da marca no desenvolvimento da arquitetura ARM implicava o fabrico de processadores onde a contagem de núcleos era favorecida em detrimento da velocidade de relógio. Na altura a ideia seria aumentar essas velocidades de forma progressiva, refinando processos à medida que atingiam objetivos.

Apple evoluiu muito em apenas uma década

Para termos uma ideia, o A7 tinha 2 núcleos que corriam a 1.3GHz enquanto o atual A14 oferece 6 núcleos a 2.99GHz, para além de um GPU de 4 núcleos e um motor neural de 16 núcleos. Já os Mac com M1 dispõem de processadores com 8 núcleos a correr a 3.2GHz, GPU de 8 núcleos e motor neural de 16 núcleos.

Ou seja, para este engenheiro o desempenho dos Mac com M1 não deriva do conjunto de instruções da arquitetura ARM.

Pelo contrário, Shac Ron acredita que o conjunto de instruções da arquitetura ARM é tão superior graças ao trabalho desenvolvido pela Apple há mais de uma década.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple: revelada compensação anual do CEO Tim Cook
  • Apple está mais perto de dotar os MacBook com carregamento sem fios inverso
  • Apple lança em 2021 um dos seus produtos mais aguardados
Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.