Apple deixará de suportar estes iPhone a partir do iOS 16

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Todos os anos, a Apple lança uma nova versão do seu sistema operativo para o iPhone. A próxima iteração será o iOS 16 que, apesar de ser desvendado apenas a meados de 2022, já é tema de notícia.

Em concreto, a publicação iPhonesoft revela quais serão os equipamentos que não serão compatíveis com o iOS 16. Ela diz ter conseguido obter esta informação junto de uma fonte com conhecimento privilegiado dos planos da Apple.

iPhone 6s, iPhone 6s Plus e iPhone SE não serão compatíveis com o iOS 16

Conforme avança esta fonte, a Apple deixará de suportar oficialmente os iPhone 6s, iPhone 6s Plus e iPhone SE quando lançar o iOS 16. Será, portanto, o final da linha para estes equipamentos vintage da Apple.

iPhone 6s

Já no que concerne ao iPadOS 16, este deixará de suportar o iPad Mini 4, iPad Air 2, iPad de 5ª geração e iPad Pro de 2015. Em ambos os casos, estas informações carecem de confirmação da parte da Apple.

O iOS 16 só será revelado em junho do próximo ano, por ocasião da WWDC 2022. Nesse certame, a Apple irá divulgar todas as novidades implementadas no seu novo software, bem como os equipamentos que serão suportados.

Mesmo que os modelos indicados pela iPhonesoft percam efetivamente o suporte com o iOS 16, eles terão uma vida útil bem prolongada. Relembro que os iPhone 6s e 6s Plus foram desvendados em 2015 e o iPhone SE na primavera de 2016.

Estamos perante seis anos de grandes atualizações caso estes modelos deixem de ser suportados no próximo ano. Uma longevidade que, infelizmente, não encontramos no universo Android.

Mesmo que os modelos em causa não possam instalar o iOS 16, eles continuarão a receber atualizações de segurança para o iOS 15. Isto significa que se quiseres manter algum destes modelos por mais alguns anos, a segurança dos teus dados não ficará comprometida.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.