Apple continua imbatível no mercado de smartphones 5G

Mónica Marques
Comentar

Pela primeira vez, as vendas de smartphones 5G representam 51% das vendas globais de smartphones e a Apple é a líder neste segmento de mercado.

De acordo com dados agora divulgados, as vendas da Apple representam 37% dos referidos 51%, mantendo a liderança num mercado notoriamente em expansão.

Apple com quota de mercado de 37% no segmento de smartphones 5G é a líder incontestada

iPhone SE
Recentemente, a Apple lançou o novo iPhone SE com suporte para comunicações 5G

Em janeiro de 2022, as vendas de smartphones com suporte para comunicações 5G representaram 51% das vendas globais de terminais móveis. Pela primeira vez, este tipo de equipamento superou os terminais 4G, a nível global, ao vender mais unidades.

Os dados são da empresa Counterpoint Research que avança também que 37% das vendas de smartphones 5G são da Apple, o que faz da marca a líder do segmento. Para tal resultado, estará também a contribuir o sucesso que a empresa de Cupertino está a ter no mercado chinês, onde já assumiu igualmente a liderança de vendas.

A China é um dos países que mais tem feito pela expansão da rede 5G, sendo que o regulador de telecomunicações chinês já anunciou que vai criar mais 600.000 estações-base este ano para aumentar a cobertura 5G no país.

Ora sendo líder de vendas de smartphones neste mercado, a Apple tem garantido o sucesso. É também preciso salientar que a Apple disponibilizou o seu iPhone 13 a um preço competitivo naquele mercado, mas de acordo com os dados até agora divulgados, a estratégia está a mostrar-se bastante eficaz.

Ainda de acordo com a empresa Counterpoint Research, a Samsung está em segundo lugar com 12% de quota de mercado nos smartphones 5G. Recorde-se que a gigante sul-coreana foi uma das primeiras marcas a lançar um dispositivo 5G no mercado. De seguida, estão as marcas chinesas Xiaomi, Vivo e OPPO com 11% e 10% de quota do mercado.

Realme: a marca inesperada que teve maior crescimento no segmento 5G

Realme GT Neo3
Amanhã, 17 de março, a Realme vai apresentar oficialmente o seu novo modelo GT Neo3

Mas os dados agora revelados pela Counterpoint Research não revelam apenas a liderança da Apple no segmento de smartphones 5G, mas mostram também o sucesso da Realme neste mercado.

De acordo com a conhecida empresa, a Realme foi a marca que mais cresceu no segmento de smartphones 5G, ao registar em 2021 um aumento de 165%, em relação ao ano de 2020. Por outro lado, a Realme também já consegue estar posicionada entre as cinco principais marcas de smartphones 5G, em mais de 20 países.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira.