Apple continua a baixar preços para salvar vendas dos iPhones

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 2 min.

A Apple está numa situação que muitos consideram complicada. O seu produto principal, os iPhones, estão a sofrer uma queda em vendas devido às várias opções de mercado.

Esta quebra nas vendas localiza-se maioritariamente em mercados asiáticos como China, Índia e Japão. A situação está tão agreste que a Apple tem vindo a baixar os preços dos iPhones nesses mercados.

Alternativamente, a empresa da maçã também tem tentado incentivar a compra de equipamentos através de programas de troca. Este sistema também inclui descontos, chama-se Apple trade e irá extender-se até final de junho.

Os descontos anunciados originalmente iriam terminar em janeiro, foram extendidos para fevereiro e depois março. Assim sendo, é esperado que a Apple baixa ainda mais os preços, principalmente no iPhone XR.

A existência do iPhone XR pode ser 'estratégica'

Quando o iPhone XR foi lançado, muitos deram-lhe o título de 'iPhone low cost' ainda que tenha um valor aproximado de um topo de gama. Quem quer um iPhone com características recentes e não quer dispender 1000 euros ou mais, optará por um destes.

Nesse sentido, o iPhone XR tem sido o mais afectado por estes cortes de preço. As baixas são tão abundantes em certos mercados que quase parece estratégico. A Apple pode continuar a vender os iPhone XS e XS Max, tendo o XR como margem da manobra.

Na Índia, por exemplo, o XR sofreu reduções de preço até 25% em certas lojas. Existem ainda parcerias com os retalhistas para facilitar a compra dos equipamentos através de campanhas de créditos.

Portanto, existem vários factores que apontam para uma utilização do iPhone XR como uma ferramenta financeira. Os mercados asiáticos dão preferência a telemóveis mais baratos, devido a um mercado saturado e baixos rendimentos.

De facto, a única forma da Apple vender iPhones nesses mercados é mesmo baixando os preços drasticamente. Reduzir os preços da sua linha principal traria muito prejuízo à empresa de Cupertino, então optaram por baixar o seu modelo mais amigo da carteira.

Uma coisa é certa: não podemos subestimar a Apple. Embora a empresa tenha tomado decisões questionáveis e apostado recentemente em serviços, as vendas dos iPhones não serão ignoradas e tudo será feito para que as vendas continuem.

Editores 4gnews recomendam:

  • OnePlus 7 Pro: Material de promoção confirma alguns pormenores
  • Samsung patenteia smartphone com ecrã que se estende para a sua traseira
  • Google Play Store: 13 aplicações PREMIUM que estão agora Grátis! Aproveita!
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.