Advertisement
Xiaomi 17T Pro
Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Xiaomi aproxima-se da Apple com novidade muito útil no HyperOS 3

A Xiaomi começou a integrar o Quick Share com o AirDrop, permitindo enviar ficheiros para dispositivos Apple com menos complicações.

Adicionar 4gnews como fonte preferida
Xiaomi aproxima-se da Apple com novidade muito útil no HyperOS 3
(Imagens: Xiaomi)

A Xiaomi começou a disponibilizar uma novidade importante para quem usa dispositivos Android e convive com equipamentos Apple no dia a dia. A marca lançou uma atualização do HyperOS 3 que adiciona suporte ao AirDrop através do Quick Share, conhecido em português como Partilha Rápida.

Com isto, os utilizadores terão mais facilidade ao enviar ficheiros de um smartphone Xiaomi para dispositivos Apple, como o iPhone e o Mac. Até agora, esta era uma das tarefas mais frustrantes para quem tentava transferir fotografias, vídeos ou documentos entre Android e iOS.

A novidade foi anunciada pela Xiaomi numa publicação da Google e faz parte da nova atualização do HyperOS 3, o sistema da marca baseado no Android 16. Como observa o Phone Arena, para já, a empresa destacou o Xiaomi 17T Pro (que já temos review no 4gnews) como modelo compatível, mas a funcionalidade deverá chegar a mais equipamentos com HyperOS 3.

Xiaomi aproxima Android e iPhone no envio de ficheiros

O AirDrop é a ferramenta da Apple que permite enviar ficheiros rapidamente entre o iPhone, iPad e Mac sem precisar de cabos ou aplicações externas. Já o Quick Share é a solução equivalente no Android, utilizada para partilhar ficheiros entre dispositivos compatíveis.

Com esta atualização, o Quick Share passa a conseguir comunicar com o AirDrop. Isto significa que um utilizador Xiaomi poderá enviar ficheiros para um iPhone ou Mac com menos passos e sem depender de métodos alternativos, como aplicações de mensagens, e-mail ou armazenamento na nuvem.

AirDrop is now available on Quick Share.Fast, seamless sharing of photos and files to Apple devices.#AirDropSupport #XiaomiHyperOS3 #Xiaomi pic.twitter.com/vqJ0w0QUbp

— Xiaomi HyperOS (@XiaomiHyperOS_) 1 de junho de 2026

É uma melhoria simples, mas muito útil para quem usa um telemóvel Xiaomi e tem amigos, familiares ou colegas com iPhone. Também pode ajudar quem trabalha com um smartphone Android, mas utiliza um computador Mac.

Partilhar fotografias e vídeos deve ficar mais fácil

A utilidade desta novidade fica clara em situações comuns. Por exemplo, se tirares fotografias com um Xiaomi numa viagem e quiseres enviá-las rapidamente para alguém com iPhone, o processo deverá ser mais direto.

O mesmo se aplica a vídeos, documentos ou outros ficheiros que normalmente exigiam soluções menos práticas. Antes, muitos utilizadores acabavam por recorrer ao WhatsApp, Telegram, Google Drive ou e-mail, o que podia reduzir a qualidade dos ficheiros ou tornar o processo mais demorado.

Com o suporte ao AirDrop, a Xiaomi junta-se a outras marcas que também começaram a receber esta integração, como a Samsung, a Vivo e a Oppo. O movimento começou no ano passado, quando a Google surpreendeu ao levar o suporte ao AirDrop para a série Pixel 10.

Desde então, a funcionalidade começou a expandir-se para mais dispositivos Android, incluindo várias dispositivos Galaxy S e modelos da Oppo. Agora, a chegada aos smartphones Xiaomi mostra que a barreira na conectividade entre Android e iOS está finalmente a começar a diminuir.

XIAOMI 17T Pro 12+512 GB
XIAOMI 17T Pro 12+512 GBecrã de 6,83" com taxa de 144 Hz, bateria de 7000 mAh, câmara Leica 5x, carga rápida 100 W
999,90 €Amazon
William Schendes
William Schendes
Jornalista e criador de conteúdos, escreve sobre tecnologia, videojogos e cibersegurança desde 2022. No 4gnews, escreve sobre as novidades do mundo tech, mas anteriormente já produziu de tudo um pouco: reviews, reportagens, artigos especiais e tutoriais.