Apple desaconselha uso de cabos USB-C do Android, eis o porquê

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Apple apresentou recentemente a gama iPhone 15, a 12 de setembro, com a introdução da porta USB-C como conector universal a ser um dos principais destaques. Em todos os novos modelos temos agora esta porta, substituindo o tradicional conector Lightning.

Entretanto, a mudança foi bem recebida pelos consumidores agora que as unidades estão já disponíveis em loja e que, qualquer interessado, pode assim comprar o seu iPhone 15 e iPhone 15 Pro. Na prática, um só cabo pode carregar todos os nossos gadgets.

Podemos agora carregar um iPhone com o telefone Android

Apple Store iPhone

As vantagens de tal implementação são óbvias na medida em que vêm simplificar drasticamente este processo tão frequente de carregamento dos nossos equipamentos. Assim, tal como nos dispositivos Android, também agora nos produtos Apple temos esta versatilidade assegurada pela porta USB-C e respetivos cabos de carga e / ou transferência de dados.

Mais ainda, agora passa a ser possível dar carga a um iPhone usando um Android, ligando para tal ambos os equipamentos com um cabo USB do Tipo C. Algo que até ao momento só poderia ter lugar através do carregamento wireless, bastante mais lento.

Conector USB do Tipo C veio uniformizar o padrão de conexão por cabo

USB C iPhone 15

Todavia, segundo os mais recentes relatos oriundos da China, um dos maiores mercados da Apple, em determinadas lojas oficiais, as Apple Store, os encarregados estarão a desaconselhar o uso de "cabos Android". Na prática, devido a preocupações com o aquecimento excessivo dos iPhone 15 e iPhone 15 Pro durante o processo de carregamento.

Surge, de imediato, uma outra consideração. Será esta uma genuína preocupação com o bem-estar do utilizador e respetiva saúde do seu novo iPhone? Será uma medida de prevenção face ao amplo mercado de contrafação de componentes na China?

Preocupações de segurança, ou estratégia de vendas da Apple?

Apple iPhone USB C

Ao que tudo indica esta recomendação de não utilização de "cabos Android" nos novos iPhone não está limitada a uma só loja Apple em território chinês. Segundo avança a publicação local, esta recomendação estará a ser dada por várias lojas oficiais.

As críticas não tardaram, porém, em fazer-se sentir quanto às verdadeiras razões da Apple para emitir uma tal posição, ainda que apenas através dos seus responsáveis de loja. Não há, para já, uma posição oficial da própria empresa norte-americana.

Note-se que a própria Apple também vende os seus conectores USB-C, ainda que sejam consideravelmente mais caros do que os cabos dos fabricantes Android. Muitos dos quais, aliás, incluem este componente na caixa dos seus telefones.

Afinal nem todos os cabos USB-C são iguais?

Apple Portugal

Esta posição da Apple na China gerou um debate em curso sobre as motivações para esta recomendação. Em todo o caso, a fabricante não emitiu um comunicado oficial, ainda que existam efetivamente algumas diferenças nas construções destes cabos.

Temos, por exemplo, diferenças no alinhamento dos pinos de conexão que podem variar entre as fabricantes Android e a Apple, com ligeiras diferenças na disposição de certos elementos. Na prática, algo que poderá gerar mais calor produzido durante o carregamento.

Assim, para precaver esta situação, algumas Apple Store estarão a recomendar o uso dos seus próprios cabos, pois só assim podem garantir que este fenómeno não se verifica ou, pelo menos, é atenuado.

#iPhone15Pro to the 240GB SSD and 1TB HDD via USB-C, USB 3.2.No, most Android with USB-C can't even do this even though they may have that port first. Apple wins. pic.twitter.com/fJ0D73UIBD

— SCOR. (@ysryprnce) 22 de setembro de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.