Apple CarPlay com controlo total do carro na próxima geração

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A Apple, em parceria com a Porsche e a Aston Martin, prepara-se para fazer evoluir a interação entre o smartphone e o automóvel. O CarPlay de próxima geração promete uma integração mais profunda. O objetivo passa por entender-se para além do ecrã central e abranger o painel de instrumentos e outros ecrãs adicionais.

O novo CarPlay vai além do tradicional, por permitir aos utilizadores uma personalização completa. Desde temas de cores a layouts variáveis, tudo será controlado e armazenado de forma encriptada nos iPhones dos utilizadores. Esta personalização é ilustrada pela Porsche, que revela a adaptação do CarPlay em três ecrãs - o digital, o central touchscreen e um do lado do pendura.

Exemplo de Apple CarPlay de próxima geração num Porsche
Exemplo de Apple CarPlay de próxima geração num Porsche

Novo Apple CarPlay vai usar os sensores dos veículos para fornecer informações ao condutor

A Apple assegura que o sistema avançado CarPlay vai utilizar os sensores do carro, fornecendo informações como temperatura exterior, pressão dos pneus, estado da caixa de velocidades e velocidade do motor. É importante notar que os iPhone não vão armazenar nem rastrear estes dados, para manter a privacidade do utilizador.

Enquanto a Porsche mantém segredo sobre os modelos que estrearão este novo sistema, a Aston Martin anunciou que será padrão no novo DB12. Esta colaboração destaca a adaptabilidade e flexibilidade da tecnologia CarPlay, ao premeter uma experiência fluida independentemente da marca do veículo.

Com este avanço, o Apple CarPlay promete tornar-se o novo padrão para sistemas de infotainment nos automóveis, com uma experiência de condução mais integrada e personalizada. Resta saber quantas mais marcas vão adotar este Apple CarPlay mais evoluído.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.